sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim explicando porque o Jornal da 104 é campeão de audiência e Jornal Seara continua registrando baixa audiência!

Por que o Jornal da 104 continua Campeão de Audiência e o Jornal SEARA continua com baixa audiência?
A resposta da pergunta acima poderia ser negativa ou no sentido contrário, por um detalhe. 
O Jornal Seara tem como apresentador âncora, Luís Augusto (voz maravilhosa, dicção espetacular): um dos melhores e um dos mais consagrados, dos mais talentosos e dos mais preparados radialistas do Ceará.
Mas a resposta ou respostas vão no mesmo sentido da pergunta.
#Fato concreto que o Jornal da 104 (apresentado por Denes Lima e por Edílson Paiva) é o Campeão de Audiência na zona urbana de Nova Russas e outras áreas. 
Basta ver a Pesquisa do Supermercado Martmag (embora sem os critérios exigidos no IBOPE e no DATAFOLHA) ou ouvir os rádios ligados em grande maioria no Jornal da 104#.
Mas por que o Jornal SEARA tem baixa audiência?
Vou começar a responder pela programação. 
Há quem acredite que a grande parte da população ouvinte de rádio siga ouvindo a programação da 104 (Manhã 104, 104 no Esporte) e não muda de frequência até o Jornal da 104 -refletindo isso na grande audiência do referido jornal radiofônico da Timbaúba FM.
Outro motivo seria o tempo muito grande do Jornal Seara ter permanecido na Faixa AM, o que fez perder muitos ouvintes. Pouca gente ainda ouve rádio AM, e o rádio FM é ouvido até em celulares, esperando-se com a migração, ocorrida semana passada, possa recuperar alguns ouvintes.
Há quem imagine que uma pauta nacional, com as notícias e os comentários do apresentador âncora Luís AugustoA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, tela, mesa e área interna falando mais da corrupção do PT e do governo Temer do que em temas locais e regionais, possa ser outro fator fundamental para que a audiência do Jornal Seara não seja nada boa.
Os próprios ataques pesados de Luís Augusto contra Lula, que tem muitos simpatizantes e eleitores em Nova Russas e na região, poderia ser um outro fator para afastar grande parte do povo local e regional de sintonizar seu rádio na 102 para ouvir o Jornal Seara. 
Diferente do Jornal da 104 e do próprio Jornal da Vale, que tem subido de audiência e pode superar o Jornal Seara a qualquer momento. O Jornal da 104 e o Jornal da Vale falam apenas de assuntos locais e regionais. Falam aquilo que as populações de Nova Russas e da região querem ouvir.
<Mais. O Jornal Seara não tem um equipe boa de reportagem em Nova Russas e na região. Isso faz com que não se tenha pautas quentes que possam mexer com o emocional e impactar e turbinar a audiência do radiojornal comandado por Luís Augusto e por Zilanda Pontes>.
Outra coisa. Falta no Jornal Seara um quadro de caridade ou de utilidade pública, como tem o Jornal da 104. Um quadro solidário, melhor falando, para distribuir cadeiras de rodas, cestas básicas ou pedir ajuda para pessoas pobres e doentes de nossas periferias.
Um detalhe pela tolerância religiosa. Como o Jornal Seará é uma rádio evangélica, fechada ao segmento evangélico, impede, muitas vezes, de que lideranças religiosas da Igreja Católica e de outras religiões (Espiritismo, Umbanda, Esotéricos, Hare Krishna) seja entrevistados no Jornal Seara.
Um detalhe final. O Jornal Seara tem sair do noticioso para o informativo. Poderia ter um radialista de debates, bem informado, para dividir a bancada com Luís Augusto, substituindo Zilanda Pontes.
Existem ainda 'n' outros fatores para a baixa audiência do Jornal Seara.
Mas fiquemos por aqui!
Jornal Seara dos evangélicos?...
Mais uma boa pergunta, podendo ter sentido. A Rádio Seara pertence a uma congregação evangélica ligada a uma denominação, focando sempre numa programação para o público, inclusive no jornalismo.
O apresentador âncora do Jornal Seara (Luís Augusto) é evangélico congregando na Igreja Evangélica Estrela da Manhã. 
Seu substituto eventual (quando ele falta) e correspondente do Jornal Seara, Assis Moreira, é evangélico da Assembleia de Deus.
Zilanda Pontes, que divide a bancada com Luís Augusto, congrega na Igreja Cristã Evangélica, mesma coisa do repórter Luiz Sousa.
E alguns correspondentes e ouvintes também são evangélicos.
Artilharia pesada contra Lula...
Tudo bem que é correto Luís Augusto, um radialista preparado e de conhecimento, criticar o ex presidente Lula e alguns erros e desvios éticos e governamentais dele. Está certo em criticar gastos do governo Lula em Cuba, apoios a governos autoritários na América Latina e os casos de corrupção.
Mas Luís Augusto exagera demais. Pega pesado. Artilharia verbal muito forte contra o ex presidente Lula, até o chamando de criminoso e de outros adjetivos pesados contra a figura do ex presidente.
Isso cria um ódio muito grande de petistas locais e de eleitores de Lula contra Luís Augusto.
Direitos da Consumidores...
Como é muito amigão do empresário Paulo Magalhães (executivo do Martmag sem curso superior em Administração de Empresas: reprovado no vestibular), sempre batendo longos papos com ele, vou dar uma sugestão para o apresentador âncora do Jornal Seara: criar um quadro "Direitos dos Consumidores".
Mesmo que Paulo Magalhães tenha um contrato na Rádio Seara para divulgar sua propaganda comercial no Jornal Seara e outros programas da grade, isso não impede em nada de que se abra espaços para os consumidores do Martmag fazerem suas reclamações.
O próprio empresário e principal executivo do MARTMAG, Paulo MagalhãesA imagem pode conter: 1 pessoa, mesa e área interna, que é sempre entrevistado no próprio Jornal Seara e no Empreendedores do Futuro (do Luiz Sousa), poderia participar ao vivo respondendo a perguntas dos seus consumidores.
O fato de ter um contrato não impede que críticas ou elogios ao MARTMAG. Jornalismo tem que ser imparcial e independente de contratos comerciais.
Explicando as Esquerdas para Luís Augusto...
Fica difícil para o brilhante e amigo Luís Augusto criticar a Esquerda ou as Esquerdas, como sempre faz no Jornal Seara, pois nunca foi militante da Esquerda ou mesmo leu sobre literatura esquerdista (marxismo, gramsciniamo), precisando de correções em suas críticas teológicas direitistas. 
Primeiro. O PT não é bolivariano, Marxista ou Stalinista. 
O PT tem algumas correntes marxistas, mas a maioria de suas correntes ou alas internas são de Centro Esquerda: Articulação de Esquerda, Construindo Novo Brasil (do Lula), Campo Majoritário.
Dizer que o PT é marxista, bolivariano ou stalinista, não é correto, basta ver como foram os governos de Lula e de Dilma. Não houve nada de socialismo ou de comunismo bolivariano nos dois governos, o que houve mesmo foi um governo lésbico da Dilma e pragmático do Lula.
O PSOL, Luís Augusto, não é de Esquerda. É de Extrema Esquerda, defendendo as posições ideológicas do Trotskismo na questão da revolução permanente pela implantação do comunismo a nível mundial. Enquanto o PC do B, também de Extrema Esquerda, é mais stalinista pela ditadura do proletariado e o comunismo rumo à sociedade de classes.
Luiz Souza tem que melhorar muito...
Sei que Luiz Sousa é esforçado, é um jovem inteligente, mas precisa melhorar muito para ser repórter e apresentdor. Sua voz não é boa,  dicção não é das melhores, precisa melhorar na leitura e nas próprias perguntas. Para ser um radialista mesmo, ainda precisa muita coisa.
Não consigo entender...
Luís Augusto fazia um jornalismo tendencioso e radical contra o governo Gonçalo Diogo, mas contra o governo Rafael é bem moderado e defende sempre o governo dos Pedrosa. 
O que aconteceu mesmo?
E ainda se mete a ser blogueiro.
Poucos ouvintes participando...
Apenas o Antonio (do Tamarindo) e o Bertoldo, que ninguém sabe o que falam, continuam participando.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ouvintes do Jornal Seara?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde 1990, é fã incondicional de Luiz Augusto no rádio.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário