sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

1ª Aulão de Ciência Política e de Psicologia Comportamental para explicar o comportamento político padrão do Senador Tasso.

Um aulão de ciência política e psicológica para explicar o comportamento político de Tasso Jereissati!
Costumo interpretar os políticos e suas personalidades psicológicas a partir de um padrão comum/repetido, de acordo com as normas da Psicologia Comportamental, que as pessoas e os políticos em geral adotam em suas vidas. 
Tasso Jereissati, como pessoa e como político profissional, não seria diferente das demais pessoas e dos demais políticos do Ceará e do Brasil.
#Tudo bem que o padrão político do hoje senador Tasso Jereissati mudou desde que ele entrou na vida pública se elegendo como governador do Ceará, em 1986, mas na média, em geral, ele repete sempre as mesmas e estratégias do seu padrão pessoa e político#.
Um forte padrão mecânico repetido no marketing, pelo menos início de sua carreira política e até no meio dela, era explorar a boa imagem estética dele, especialmente quando se uma figura política bem afeiçoada dos olhos azuis (europeus) que o diferenciam do restante da população mestiça cearense.
<Um outro padrão muito repetido na forma de Tasso Jereissati fazer política no Ceará é sempre ter uma política de aproximação com os Ferreira Gomes (FG, leia Cid e Ciro)Imagem relacionada
Nos últimos 40 anos, Tasso fez muitas alianças políticas com os FG e ajudou eleger Ciro e Cid para o governo do Ceará>.
A pulsão moral da ética e da transparência pública, "em governos mudancistas" e privatizantes que cortam gastos públicos e privatizam empresas estatais vendidas a preço de banana podre de fim de feira (BEC, COELCE), é uma obsessão paranoica de Tasso em seus governos.
Mas o que é rotina em seu padrão político e psicológico de ser liderança política, é quando da escolha de candidatos a governador e cargos majoritários nas eleições estaduais. Tasso, mesmo quando é candidato a governador, sempre nega sua candidatura.
Eu lembro uma certa vez, em 1998, que Tasso jogou vários candidatos a governador na midia: Amarílio Macedo, Assis e Sérgio Machado, Luiz Pontes entre outros, apenas como 'balão de ensaio' na midia vendida, mas não escolheu nenhum deles, porque ele próprio (Tasso) queria e foi o candidato do PSDB ao governo do Ceará, vencendo a eleição.
Está acontecendo novamente. Tasso joga vários nomes como candidatos a governador, mas uma forte tendência política que esteja repetindo o que já fez. Tudo indica que ele mesmo seja candidato a governador em 2018, numa chapa majoritária com dois fortes candidatos a senador: Capitão Wagner (PROS) e Domingos Filho -PSDResultado de imagem para fotos e imagens do senador tasso e capitão wagner.
Pode ser que eu esteja errado, mas há grandes possibilidades de Tasso ser novamente candidato a governador, estaria apenas blefando que não é, para ganhar tempo e aumentar articulações políticas.
Repetindo, com isso, o mesmo padrão político e psicológico.
Isso a Psicologia Comportamental e a ciência política explicam bem!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário