sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

1º Decálogo do Imaginário do Blog Professor Tim!

Decálogo do imaginário do povo brasileiro!
Com 518 anos de história, o povo brasileiro tem um forte imaginário. Nos mitos e nos seus arquétipos fundantes da brasilidade, ou outros incorporados nos vários séculos de história, construímos um imaginário simbólico para se tentar a concretude em nosso território.
Os imaginários brasileiros são muitos, mas fiquemos no Decálogo imaginário.
1. Imaginário do eterno retorno à Bahia e a Porto Seguro, locais da "descoberta portuguesa" do Brasil. A Bahia é para onde vamos nas férias de suas praias paradisíacas, o melhor carnaval é o de lá, maioria dos programas de televisão cultuam o Axé e outras culturas baianas.
2. Imaginário da ancestralidade indígena. Faz-nos sempre cultuar a cultura indígena dos alimentos e de suas danças, demarcar suas terras por meio da FUNAI e de outros organismos estatais, incorporar aspectos culturais deles no Carnaval e no sincretismo da Igreja Católica.
3. Imaginário da democracia racial. Diz que não existe racismo no Brasil. Os negros são livres e se garantem cotas nas universidades para eles. Até se aprova o Dia 19 de novembro como a data nacional da Consciência Negra -visando homenagear Zumbi dos Palmares, herói da causa negra.
4. O quarto imaginário é o da busca do EldoradoResultado de imagem para fotos e imagens de serra pelada. Crença imaginária que leva milhões de brasileiros a buscarem em Serra Pelada, no interior do Mato Grosso, nos confins da Amazônia, tesouros perdidos e jazidas de ouro deixadas por civilizações antigas e que aqui viviam antes da invasão portuguesa.
5. quinto é o macunaimismo do jeitinho. Brasilidade sem caráter. Não tem ética alguma, transigir com a senvergonhice, locupletar-se no oportunismo, praticar pequenas transgressões comportamentais, não ter posição e ficar sempre em cima do muro.
6. Agora vem o imaginário do centrismo. No Brasil, todo mundo é de centro. A Direita não quer ser de Direito, a Esquerda esconde suas posições radicais, tudo convergindo para o centro ideológico. Todo mundo é centrista: Lula, Rodrigo Maia, Alckmin, até mesmo o Bolsonaro.
7. Imaginário da loura europeia. As brasileiras não gostam das morenas. Não querem a morenice brejeira dos trópicos. Acham-se sempre que são as louras mais bonitas. Pintam o cabelo de loura, e as mulheres negras esticam seus cabelos e fazem até uma pintura de louro dourado.
8. Imaginário do marianismo legalista. Por questão de respeito à Nossa Senhora, aquilo que não se faz na prática, as elites do Congresso aprovam Leis, algumas extravagantes (Lei Maria da Penha), para garantir, pelo menos no campo do simbólico e do imaginário, os direitos negados para as mulheres.
9. Imaginário do Sul Maravilha. Crença surreal de que o Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados do Sul do Brasil, no imaginário de todos os brasileiros, representam o paraíso para ganhar dinheiro e ter uma vida que se pediu a Deus. Sul Maravilha como solução de todos os problemas dos brasileiros, especialmente dos nordestinos.
10º. Imaginário da Pátria de ChuteirasResultado de imagem para fotos e imagens da pátria de chuteiras e do País do Futebol. Imaginário muito forte em ano de Copa do Mundo. Pela conquista da Copa do Mundo, podem ser resolvidos os problemas de inflação, de desemprego, de educação, de saúde e de outros problemas. Pelo futebol, é garantida a ascensão social e o fim das desigualdades sociais.
Aqui termino o Decálogo dos imaginários brasileiros!
__________________________________________
Autor do Decálogo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário