quarta-feira, 7 de março de 2018

Artigo de Montezuma Sales é um libelo verdadeiro contra a ditadura do Judiciário, que rasga a Constituição e jogo o Princípio da Presunção da Inocência na Lata do Lixo.

LULA A CAMINHO DO CÁRCERE. NASCE O MARTIR
Cheio de cartões vermelhos recebidos pela Justiça a emblemática situação do ex-presidente Lula indica que até mesmo a prisão o robustece na questão eleitoral. Dele, e do poste que indicar. O resultado de 5X0 em desfavor de Lula aproxima o ex-presidente da prisão. Resta ainda a analise dos embargos, e a última apelação que será um Habeas Corpus junto ao Supremo. Ontem foi no STJ. Existe diante desse episódio um impasse. Uma questão pontual. Antes da condenação de Lula pelo TRF-4, estava praticamente certo que logo que o Supremo Tribunal Federal voltasse do recesso entraria em pauta a questão da prisão ou não depois de condenado em segunda instância. Depois da condenação, falar neste assunto virou tabu. Teme que esta pauta passe a ser chamada de "caso Lula"A imagem pode conter: 1 pessoa, texto. Mas não é. É o preceito constitucional da Presunção de Inocência, hoje jogado na lata do lixo. Sobe a pressão sobre a Presidente do Supremo, Ministra Carmen Lúcia para que esta paute no sentido de colocar a questão em julgamento. Mas, ela não cede. Informalmente a decisão seria revista, e cairia a prisão em segunda instância. Por que querem a qualquer custo furar a fila e priorizar a prisão de Lula. E os outros? Há mais de um mês, Ministro Edson Fachin liberou o Habeas Corpus para ser decidido pelo plenário, mas a Presidente não coloca em pauta. Preocupa, e preocupa muito a Presidente do Supremo Tribunal sentar em cima de um processo. Será por que é o "caso Lula"? Não fica bem para juiz nenhum, muito menos para a presidente do STF, sentar em processo. Processo não é almofada! Poderia repassar para o plenário decidir, mas não o faz. Já não mais existe juiz em Berlim. E por conta disso, Lula devera ser preso. Entre os petistas já não mais se discute a candidatura de Lula. Mas, uma maneira de evitar a prisão. Se hoje Lula, com todos os Inquéritos, com condenações, a cada pesquisa cresce, se for preso, vira mito, mártir, e elegerá quem bem quiser. O sonho do PT é se Lula for preso, incorpore o espirito de Nelson Mandela. Não precisa disso. Não vejo sentido nesta comparação. Lula tem cacife popular que não precisa ser Mandela. Basta continuar sendo Lula.
É mesmo uma sinuca de bico. Se a destruição de Lula é um plano urdido nos calabouços para tira-lo do páreo, que poderia ser decidido ainda no primeiro turno, poderá ser um tiro no pé. É verdade que nas duas vezes que Lula foi condenado o Brasil não parou, não houve insurreição. Se Lula for preso, nada indica que as ruas reajam. Mas, as urnas poderão fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário