quarta-feira, 25 de abril de 2018

Artigo do Blog Professor Tim perguntando se existe uma grande carta tributária no governo municipal!

Estaria havendo uma grande carga tributária e uma ganância para tributar e arrecadar muito no governo dos Pedrosa?
A inspiração da pergunta acima veio de um artigo do professor/intelectual Reginaldo Silva, publicado em seu "site" (Ceará Notícias), a respeito da arrecadação de mais de 1 milhão (de reais) na Taxa de Iluminação Pública (TIP, 2017) -sem que isso tenha melhorado o serviço público das luminárias e da iluminação de nossas ruas e avenidas.
No mesmo artigo, Reginaldo Silva estimou em 56 milhões de reais o total da arrecadação total do município (ano passado), mas não especificou as receitas.
Natural que, entre os R$ 56 mi, existem as receitas de transferências de programas federais na saúde, na educação e outros (Fundeb, SUS, FPM, entre outros), mas existem ainda as receitas das taxas e dos tributos municipais.
Aqui não quero afirmar um grande arrocho fiscal e tributário na atual gestão, mas o governo Rafael tem arrecadado bem para os cofres municipais. 
<Algumas de nossas tarifas, de nossas taxas e dos nossos impostos, talvez, sejam os mais caros da região>.
Ninguém é contra pagar taxas ou impostos, mas desde que eles sejam investidos nos serviços públicos e melhoramentos urbanos e sociais de nossa cidade.
Não é o que se vê!
Falta dinheiro da TIP para comprar lâmpadas e luminárias em algumas ruas e avenidas locais, o dinheiro da arrecadação do IPTU não consegue comprar coletores de lixo e nem reformar o Mercado VelhoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e atividades ao ar livre (eterna promessa não cumprida do prefeito Rafael), a Taxa de Embarque não impede que o terminal rodoviário esteja em péssimas condições de Higiene etc.
O mesmo zelo de arrecadar do governo municipal não é o mesmo na hora de gastar.
Há que se ter arrecadação, sim, mas é fundamental a transparência na hora do investimento dinheiro arrecadado das taxas, das tarifas e dos impostos municipais.
Outro nome disso é transparência da receitas e despesas.
Algo fundamental na Administração Pública!
_______________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário