quinta-feira, 26 de abril de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre fundamentalismo e ditadura evangélica de Luís Augusto no Jornal Seara!

Fundamentalismo religioso, ditadura evangélica e anti-Lulismo sectário podem encerrar a carreira jornalística de Luís  Augusto no radiojornalismo!
Diferente do que foi no passado na apresentação de jornais radiofônicos em vários rádios de Nova Russas e da região (Jornal da 104, Jornal da Vox), sempre uma voz poderosa e sempre bem preparado em assuntos diversos, o radialista Luís Augusto era um verdadeiro mito radiofônico e o mais festejado/popular dos radialistas-apresentadores de jornais no meio rádio.
Já fui fã incondicional de Luís Augusto, mas não sou mais!
Sua conversão à fé evangélica de aceitar Jesus Cristo como o único Senhor e Salvador, a ponto agora de fazer da Bíblia Sagrada (Antigo/Novo Testamento, sua leitura principal), transformou Luís Augusto num fundamentalista religioso evangélico.
#Fundamentalismo/fanatismo evangélico no Jornal Seara (Rádio Seara, vinculada a uma missão evangélica dos Estados Unidos), faz com que o radialista e apresentador âncora, Luís AugustoA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna, tente impor uma hegemonia autoritária e ditatorial da doutrina e da fé evangélica que defende e prega#.
Sem dúvida alguma: o Jornal Seara é uma verdadeira ditadura evangélica, sem espaço para a liberdade religiosa e o ecumenismo/diálogo religioso entre as religiões diferentes.
Nas pautas, entrevistas e notícias do Jornal Seara os membros do clero católico e as festas católicas ficam sem espaço. As missas, as novenas e eventos católicos diversos não são divulgados.
Mesmo caso da doutrina e fé espírita do Espiritismo -religião codificada por Allan Kardec e cujo principal avatar espiritual foi Chico Xavier. 
Doutrinador José Matos, que sempre vem a Nova Russas realizar palestras maravilhosas [Centro Espírita Joaquim Soares), nunca foi entrevistado no Jornal Seara.
Idem para a Umbanda, a Macumba e outras religiões afro-descendentes de matriz africana, cujos pais de santo ou mães de santo jamais foram entrevistadas no Jornal Seara -que é uma ditadura crente e evangélica.
Fundamentalismo evangélico de Luís Augusto é fanatizado ao extremo. 
Isso faz ele debater com visão religiosa preconceituosa, apenas com base em textos bíblicos do Início da Era Cristã, temas seculares e laicos do Século XXI: Socialismo, Ideologia de Gênero, diversidade sexual, novas relações familiares etc.
Chegou ao ponto de criticar a decisão de alguns ministros do STF, que transferiam parte do processo do ex presidente Lula de Moro para a Justiça Federal de São Paulo, de citar o Salmo 82:
"Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo".
A linguagem que Luís Augusto usa na apresentação do Jornal Seara é bem evangélica e religiosa dos textos sagrados. Usa sempre as expressões asseclas, tempestades e potestades, clamores do Céu, dilúvios, entre outros.
À mistura do fundamentalismo religioso, Luís Augusto virou um anti-Lulista sectário. Crítico feroz da prisão e da condenação de Lula, com adjetivos pesadíssimos contra o ex presidente.
O mais radical anti-Lulismo. Algo que afasta muitos ouvintes do Jornal Seara, por serem simpatizantes do Jornal Seara.
E você sabe qual é a notícia que encerra o Jornal Seara? Não! vais saber: a boa notícia do dia.
Citação de textos e trechos da Bíblia Sagrada!
Fatos e assuntos do Jornal Seara: proibição das visitas a Lula em Curitiba e a decisão do STF que tirou os processos de Lula do Moro, greve dos servidores em Crateús, entrevista com o Cabo Sabino, situação e sessões das Câmaras da região.
Não dá para entender...
Tudo bem que Luís Augusto tenha o direito constitucional de elogiar a decisão do juiz  Sérgio Moro de condenar e mandar prender Lula numa cela da Polícia Federal (PF), ou de elogiar a juíza federal que impediu visitas de deputados e de senadores a Lula, dizendo que isso não pega nele
Até mesmo questionar a questão moral e ética de Lula, como o fato de dizer que ele é um corrupto condenado na Justiça Federal, devendo devolver o produto do furto, entre outros fatos.
Mas cabe um detalhe.
Quando o Poder Judiciário tomou uma decisão desfavorável a Luís Augusto, no caso de um automóvel seu, ele fez duras críticas ao Poder Judiciário e à Justiça.
Quer dizer: Decisão judicial desfavorável só é boa para os outros.
Uma boa pergunta para Sabino...
Meu Caro Cabo Sabino, por favor me diga, já que Brasília onde lá estive, parece um outro país, cheio de privilégios e de congressistas ricos, você acredita que é possível que eles façam leis em benefícios para o povo?
Direitos dos Consumidores...
Tudo bem que o Supermercado Martmag (do Sr. Paulo Magalhães), a Esquina do Pão, o Hotel do Chico Crente, a Metalúrgica Santo Expedito, entre outros, sejam patrocinadores do Jornal Seara, mas isso não impede.
Que o Jornal Seara crie um quadro (Direitos dos Consumidores), para que os consumidores das referidas empresas comerciais possam fazer suas reclamações e cobrar seus direitos.
Alienação legislativa...
Por uma razão básica. Luís Augusto raramente vai às sessões da Câmara de Nova Russas e nem sabe o que é debatido em plenário. Não participa da ordem do dia, do pequeno expediente e das explicações pessoais na tribuna daquela Casa.
Vive alienado do Poder Legislativo.
Pauta da Adaff...
Luís Augusto perguntando ao Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Nova Russas:
Caro Luizinho Santana, deixa eu me ater à pauta da assembleia geral da Adff, por assim dizer, será a posse e a discussão do passe e outros direitos dos deficientes?
Inacreditável...
Jornal Seara perdeu cerca de 80 a 90% dos seus ouvintes. Não ligam mais. Quando alguns poucos ligam, o Luís Augusto demora muito a botar no ar.
Volto a sugerir...
Que o Luís Sousa fique apenas no Empreendedores. Não tem dom para ser repórter e nem jornalista de rádio. Tem que melhorar a leitura e a dicção.
Neologismo...
Luís Augusto sempre dizendo que vai abrir uma janela de comerciais.
Perguntar não ofende...
Quando vai sair uma nova pesquisa MARTMAG (pesquisa sem metodologia científica e estatística do IBOPE e do Datafolha, sendo mais uma consulta entre seus consumidores), que sempre colocou o Jornal Seara com baixos índices de audiência
Túnel do tempo?
Jornal de Varjota...
Pode ser o novo nome do Jornal Seara. Duas participações diárias do radialista Roberto Lira, bajulando o aparelho policial e a gestão de Varjota.
Que fim levaram alguns ex ouvintes do Jornal Seara?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1989, Luís Augusto votou no Lula.
_____________________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário