sábado, 14 de abril de 2018

Prosa do Blog Professor Tim traduzindo Freud para o povão!

Dois dedos de prosa Traduzindo termos e conceitos da Psicanálise de Freud para o povão!
A obra conceitual e teórica de Sigmund Freud, para psicanalistas ortodoxos e psicólogos freudianos, seria muito difícil. Complexa para se traduzir para o popular e o povão em geral.
Eu sou psicanalítico que não pensa assim!
Iniciando a tradução popular da complexidade de termos psicanalíticos de FreudResultado de imagem para fotos e imagens de sigmund freuddo seu divã cheio de cocaína, começo explicando o seu psiquê associativo dos recalques e neuroses da abstinência sexual.
É o caso de mulheres que não fazem sexo e nem chegam ao orgasmo, ou de homens assexuados e sem atividade do gozo peniano (famosos 'gala seca') que ficam neuróticos, loucos, jogando pedras e insultando a todos pela falta do prazer sexual.
A Obsessão compulsiva é o mesmo que fechar a porta várias vezes achando que está aberta, ou passar o dia lavando as mãos, que tem várias causas. Pode ser causas sexuais, #paranoia da violência urbana, complexo de sujeira etc.
Sobre o tripé da dinâmica da personalidade humana, dividido em (ego, id e superego)# pode ser explicado assim.  Ego: parte da estrutura psicanalítica dos desejos biológicos e naturais de cada ser humano (defecar e urinar, fazer sexo, estuprar, roubar, matar,). 
O Ego, segundo FreudResultado de imagem para fotos e imagens de sigmund freud, é a tentativa de se realizar tais desejos do inconsciente reprimido, buscando se uma brecha social e psicanalítica no famoso jeitinho de não ser pego nos crimes e nos delitos: fazer sexo publicamente e defecar no meio da rua feito um animal, andar pelado, estuprar, praticar furtos, ver a Playboy em praça pública, urinar em avenidas movimentadas etc.
Já o Superego é a parte que a psicanálise, na formação do modelo estrutural da personalidade, a partir da introjeção dos valores morais e éticos dos pais e da sociedade puritana e conservadora, força o ego e o id a respeitarem os valores sociais, religiosos, policiais e jurídicos existentes.
Quantos aos sonhos, há dois tipos. Conteúdo Latente é o inconsciente, ou seja, você sonhar que o presidente Vladimir Putin (Rússia) está dormindo do seu lado.
E o Conteúdo manifesto é um sonho conscient da sua realidade prática e material. Passível não ter significados simbólicos profundos, por exemplo: sonhar transando com sua namorada.
Se Freud não explicou, expliquei!
Pequeno Dicionário Freudiano...
Repressão é o processo de afastamento para o inconsciente dos conflitos e frustrações, recalcando-os para o inconsciente.
Formação Reativa é ter desejos contrários aos seus impulsos verdadeiros, Projeção é jogar para os outros suas seus fracassos e desejos reprimidos, Regressão é voltar a comportamentos infantis, como comer merda.
Sublimação é trocar um desejo latente qualquer (obsessão por sexo) por uma atividade produtiva: fazer tricô ou croché imaginando que está transando com o Tom Cruise.
Fases do Desenvolvimento Psicossocial...
São três: Fase Oral, Fase Anal e Fálica, que é o  tripé da formação psicanalítica de qualquer ser humano, especialmente na 1ª infância.
A Fase Oral das pulsões pela boca se dá por vários tipos, explicando comportamentos presentes e futuros da criança e do futuro adulto. 
Criança não quer comer, pode simbolizar negatividades no futuro. 
A fase sádica-ativa, no nascimento dos dentes mordendo os peitos da mãe, revela uma pulsão agressiva de um futuro ditador ambivalente.
A segunda fase é aquela das pulsões dirigadas ao ânus, a partir de como a mãe trata das fezes da criança.
Criança muito protegida pela até mãe até no banheiro, pode simbolizar aí uma relação entre amor maternal e fezes.
Enquanto, no contrário, criança que caga muito e descontrolada, é própria de uma criança raivosa e que pode se tornar uma pessoa mal e avarenta, não defecando até como protesto.
Com relação às mães superprotetoras, a toda hora com cueiros de bostas, simboliza, assim, que aquela criança pode se tornar uma pessoas de múltiplos talentos e generosa.
Enquanto a fase fálica, das pulsões direcionadas ao falo (pênis), na castração do desejo sexual da criança masculina pela própria mãe, origem do Complexo de Édipo. Nasce do fato de não permitir que o filho rejeite o pai por não ter sexo com a mãe.
Explicando Complexo de Édipo...

Distúrbio psicanalítico da castração falo-narcísica. Momento em que a criança tenta matar o próprio pai por ciúme da pai.
Desejo de castração simbólica peniana, quando, com raiva de não puder transar com a própria mãe, por motivos do superego, quer matar a figura paterna e seu concorrente peniano.
Túnel do tempo...
Que fim levou a psicóloga freudiana Thaís Barbosa?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1930, foi parceiro de Freud na Associação Psicanalítica Internacional.
__________________________________________
Prosista: Professor Tim é cientista político e blogueiro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário