sexta-feira, 18 de maio de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre os paradigmas dos vários profissionais no serviço público!

Paradigmas de profissionais diversos no exercício do poder político e das funções públicas!
Cada profissional leva seus paradigmas, modelos para funções públicas diversas. Os médicos, quando prefeitos, governador ou Presidentes da República, adotam o famoso Paradigma Médico
Ou seja: Da mesma forma que, para curar o doente/paciente tem que ter a cirurgia radical e a recuperação radical pós cirúrgica, no setor público como governo, os médicosResultado de imagem para fotos e imagens do prefeito de fortaleza roberto cláudioadotam  medidas traumáticas, duras e sofridas de saneamento e profilaxia financeiras nas contas e nos gastos públicos,  para depois melhorar as vidas de todos.
O Contador, como profissional da contabilidade, e mais ainda da contabilidade pública, tem um paradigma fundamentalista: organizar as receitas e despesas para o equilíbrio fiscal e contábil, para, daí, ter dinheiro em caixa para os investimentos necessários ao desenvolvimento.
Já delegados, juízes e promotores, quando chegam ao poder, fazem cumprir o rito normal da atividade judicial e ministerial. Tudo, para eles, tem que seguir um processo judicial comum nas licitações, nas contratações, nos concursos e até mesmo para uma premiação no Dia das Mães.
Já psicólogos governam vendo a gestão como um sujeito de psicoses, de paranoias e de transtornos administrativos, devendo, assim, de uma governança no divã, nos cursos (de auto-ajuda), nas formações permanentes e nas análises psicológicas permanentes para os funcionários, secretários e outros entes funcionais.
E os jogadores de futebol, quando chegam ao poder, governam como se a administração fosse uma partida de futebol do vencer ou ver, ou instrumentalizando as relações sociais/trabalhistas igualmente às do futebol. O 'bicho', que é um pagamento informal aos boleiros, vira uma regra geral de ex jogadores no poder político.
Assim são os paradigmas de alguns profissionais no exercício da função pública.
Qualquer semelhança com a realidade será um mero paradigma!
___________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário