terça-feira, 29 de maio de 2018

Editorial Blog Professor Tim pedindo Justiça contra mortes dolosas produzidas por organismos policiais nos Sertões de Crateús!

Editorial: mais um homicídio doloso do Estado Policial!
Ao que o genial ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, definiu como Estado Policial as violações dos direitos e garantias fundamentais e constitucionais dos cidadãos comuns e até das classes médias por parte de violentos organismos policiais do estado burguês, acaba de fazer mais uma vítima fatal nos Sertões de Crateús.
<Na manhã sangrenta desta terça (29 de maio), os blogs e a imprensa policial noticiaram que, por ter resistido ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão na sua residência (Rua Euclides da Cunha/Bairro Ipase: Crateús), por parte de uma força tarefa policial (Polícia Civil, Batalhão de Divisas e o violento BpRaio], o corretor de seguros [DPVAT] Rodrigo Alves Martins, 31, foi brutalmente morto com um tiro no peito>.
Independente da suposta reação dele ao cumprimento do mandado, fator supostamente provocador do tiro mortal no seu peito, como se divulgou na versão policial divulgada na "blogosfera/imprensa 190", é preciso investigar profundamente o fato e buscar outras versões. 
#Algumas perguntas que não querem calar: por que não atirarem em suas pernas para imobilizarem? por que um tiro fatal no peito da vítima#?
À morte violenta de corretor Rodrigo, há ainda os registros de outras mortes violentas nos sertões de Crateús. Na madrugada da segunda feira santa (26 de março), o segurança Luiz Carlos foi brutalmente assassinado por policiais militares vinculados ao Comando Tático Rural (Cotar), que, segundo constam seus familiares, teria sido barbaramente torturado -lembrando o terror das torturas do famigerada ditadura militar.
As referidas mortes violentas e brutais de cidadãos e de civis caracterizam o aumento da violência policial nos Sertões de Crateús -formado por cidades tão miseráveis e tão iguais aos piores povoados do Chifre da África, região mais miserável de toda a Terra.
O próprio Crateús, que é a cidade mais "desenvolvida" da região, é um bolsão de miséria total. A saúde de Crateús é péssima em vários setores, a educação não é das melhores, o desemprego é estratosférico (30% da população economicamente ativa), pela ausência de fábricas e de investimentos empresariais.
Não só Crateús. As outras cidades, incluída Nova Russas, são verdadeiros senzalões sociais sob a vigilância nem sempre pacífica das Polícias e de tropas de choque violentas da PM: BpRaio, Cotar e outros organismos de repressão da gloriosa Polícia Militar do Ceará -PMCE.
A região de Crateús, por conta do governador Camilo Santana (ditador bonapartista), é a região mais militarizada do Planeta. 
Há mais policiais militares em Crateús e nos municípios da região (Nova Russas, Ipueiras, Hidrolândia, Poranga, Ipaporanga, Tamboril, Novo Oriente, Independência etc.) do que na Síria -país em guerra civil e militar.
Cabe ao Ministério Público da região, que tem excelentes e competentes Promotores de Justiça, como é o do Dr. José Arteiro Soares Goiano (um genial Promotor de Justiça), até pela função constitucional de controle externo da atividade policial, investigar com o rigor máximo da Lei as mortes violentas decorrentes de ações policiais em Crateús e na região.
#A Comissão de Direitos Humanos da subsecção da Ordem dos Advogados (OAB de Crateús) também deve pedir a apuração rigorosa dessa morte violenta por parte de organismos policiais estatais#.
Não se trata aqui de se condenar as atividades policiais na manutenção da Lei e da Ordem, como preconiza o Artigo 144 da Constituição Federal, mas de se condenar as ações extremistas e os excessos causados em algumas operações, inclusive com vítimas fatais -como ocorreu hoje em Crateús.
O que se quer é uma polícia forte e repressora, mas respeitando o Estado Democrático de Direito.
Não uma polícia militar que prenda e arrebente!
___________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário