domingo, 24 de junho de 2018

Crônica do Blog Professor Tim sobre os elogios do Dr. Marcos Aurélio e a permanência da Delegada Ana Scotti no comando da Delegacia Regional de Crateús.

Crônica 190: Dr. Marcos Aurélio defendeu a permanência delegada Scott na Regional de Crateús!
"A Doutora Ana Scotti é uma das maiores delegadas do Ceará, é uma delegada abnegada, tem realizado um grande trabalho de combate ao crime organizado na região, e é querida por todos". "Drª. An Scotti vai continuar firme e forte no comanda da Delegacia de Policia e só vai sair se ela mesma decidir sair".
Foi as palavras sinceras e elogiosas do Dr. Marco Aurélio, competente titular do DPI Norte (Polícia Civil) e hoje um dos mais qualificados/determinados e dos mais geniais mestres da investigação criminal da Polícia Judiciária no Ceará, em entrevista ao Programa Plenário (Acaraú FM) doalista Gonçalinho Rodrigues e reproduzidas no Blog Ipaporanga Notícias.
Não deixa de ter razões o Dr. Marcos Aurélio nos elogios sinceros e corretos ao bom trabalho policial e investigativo  da delegada Drª. Ana ScottiResultado de imagem para fotos e imagens da delegada ana scott no comando da Delegacia Regional da Polícia Civil. Um ótimo Exemplo da capacidade/competência investigativa dela foram as investigações que resultaram no desmantelamento do perigoso 'Bando dos Vitorino' -acusados de diversos e dolosos crimes (organização criminosa, autoria material e intelectual de vários homicídios), como consta nos autos do Inquérito policial que os indiciou pelos referidos crimes. 
Ao mesmo tempo em que é uma delegada linha dura exemplar no combate aos criminosos comuns, colocando vários deles na cadeia, a Drª. Ana Scotti como principal liderança policial da Polícia Judiciária na região, não é assim quando se trata de agentes militares do Estado
Não está, que é uma surpresa, na Presidência do Inquérito Policial que visa investigar a execução do cidadão Rodrigo Alves Martins por alguns sociopatas do RAIO, que chocou Crateús e a região pela forma brutal e sumária com que ele foi executado, algemado e sem qualquer chance de defesa. 
A delegada Scotti era para comandar o inquérito policial e indiciar os Raianos acusados por homicídio doloso com várias qualificadoras.
O que revela um certo equívoco. Drª. Scotti deve entender que ela faz parte da Polícia Civil, que é uma organização policial independente da Polícia Militar e de seus agrupamentos de choque. Compreender que no Brasil existem duas polícias com regimentos, doutrinas, funções e simbologias completamente diferentes uma da outra.
Mas não deixa de serem positivos os elogios de uma inteligência privilegiada da Polícia Civil, como é o Dr. Marcos Aurélio -que tem competência para assumir qualquer cargo na Polícia Civil do Ceará -até mesmo o de Delegado Geral, porém, ainda não é uma garantia total de permanência absoluta. Até porque a palavra final cabe ao governador do Ceará e outras autoridades da segurança pública e da Polícia Civil.
De qualquer maneira: Scotti ganhou um apoio muito forte!
Houve abuso de autoridade?...
Uma das ações policiais mais questionadas da titular da Delegacia Regional de Crateús, Ana Scotti, foi na casa da ex vereadora Eva -uma das mulheres mais sérias e das mais importantes da política e da sociedade de Crateús- e que teria sido violada em seus direitos constitucionais. 
O próprio marido da ex vereadora Eva, cidadão Francisco Edilberto Silva, Em direito de resposta no Blog Ipaporanga Notícias (do radialista Gonçalinho Rodrigues), explicou os fatos como aconteceram:
"Sou Francisco Edilberto Silva, residente e domiciliado no Município de Crateús Ceará, esposo da Senhora Eva Vieira Barbosa Silva a qual foi acusada de desacato, desobediência e favorecimento pessoal, pela delegada de policia civil de Crateús e divulgado no blog do Gonçalinho, matéria que segundo ele foi enviada pela delegacia de policia Civil de Crateús. Como esposo e por estar presente do inicio ao fim venho relatar o fato como realmente aconteceu:Na data citada por volta de meio dia e meio, mais ou menos, nos encontrávamos em casa quando a campainha toca, em seguida Eva levanta e se dirige ao portão e sem a chave,  costumeiramente neste horário fechamos o portão e vamos para o descanso.
Ao chegar no portão e perguntar “quem era” já se ouviu o grito é policia, é a delegada abra o portão. Eva respondeu: só um instante vou pegar a chave. Logo no primeiro grito eu que tinha ficado já ouvie e me dirigi ao portão assustado que também perguntei o que estava acontecendo e só recebia gritos e batidos no portão ameaçando de derrubar sem que houvesse nenhuma justificativa/informação do que estava acontecendo.
No meu retorno para agilizar abertura do portão já me deparava com um policial dentro de nosso muro com uma arma em punho apontando e determinando que abríssemos o portão, informei que já seria aberto e insistia pra ele informar o que estava acontecendo e sem resposta.
Em seguida o portão foi aberto, mesmo assim a informação não foi prestada.
Ao adentrarem na casa recebemos muitos gritos e sempre com as armas apontadas p todos nós. Não aconteceu em nenhum momento qualquer tipo de ameaça de nossa parte. São absurdas e infundadas as acusações. Essa demora apresentada para abertura do portão não aconteceu, mas sim com o tempo dentro de nossa residência eles nos fazendo ameaças de prisão e que a Eva seria levada para o presídio, sem se falar que chegaram a dar voz de prisão a todos nós. Inclusive  isso acontecendo na presença de nosso neto e minha cunhada portadora de síndrome de daw e sincope.  Ao serem questionados do motivo do absurdo e arbitrariedade que estava sendo promovida por eles.
Após de muitos questionamentos ela delegada disse ter um mandado de prisão para o Geová e insistia em falar que tinha informação dele está aqui em casa nos acusando de está escondendo, mesmo não tendo encontrado se quer nenhum vestígio.
Ao ser colocado por mim que aquilo era abuso de autoridade,  ela tentando justificar mandou um de seus comandados  ir pegar no carro dela o mandado de prisão, que ao receber passava em nossa frente mas sem permitir que pegássemos para fazer uma leitura.
Independente de estar ou não com autorização, entendemos que não é permitido por quem que seja a entrada numa residência e sem apresentação, comunicação do portador ao proprietário ou quem estiver no local.
Ao Chegarmos à delegacia conseguimos uma cópia do mandato de prisão e para o Geová e se confirmava o equivoco cometido assim dizer pela autoridade policial em que nenhum dos endereços informados no documento constava o nosso. Para um maior esclarecimento nunca soubemos do paradeiro dele durante este período.
Finalizo e agradecendo pela divulgação
Para aqueles leitores que fizeram um julgamento maldoso reflitam e saibam que em tudo existem o outro lado.
Todas as declarações acima são de minha responsabilidade por serem verdadeiras.
Atte: Francisco Edilberto Silva"
Não cabe aqui emitir juízo de valor, pela distância dos fatos, mas as denúncias do cidadão Edilberto não deixam de ser preocupantes sobre um possível abuso de autoridade policial.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex delegados regionais de Crateús.
É o novo...
Crateuense das antigas lembrando que, em 1970, não existia delegacia regional em Crateús.
_________________________________________
Colunista Cronista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário