quinta-feira, 7 de junho de 2018

Dissertação sobre o provincialismo sobralense do presidenciável Ciro Gomes!

Dissertando sobre um dos maiores pecados políticos de Ciro Gomes: provincialismo sobralense!
Até pouco tempo a cidade de Sobral (ou "United States Of Sobral"), capital política e o mais desenvolvido centro urbano da Zona Norte do Ceará, existia uma piada que circulava à boca miúda e nas rodas de conversas (reais/virtuais) em vários cidades cearenses e brasileiras, a respeito de algumas personalidades sobralenses:
Era assim a piada: "o Guarani de Sobral iria disputar a Taça Libertadores da América, Dom José seria canonizado como santo católico, a UVA seria transformada em Universidade Federal; e o Ciro Gomes seria eleito Presidente da República por maioria esmagadora dos votos dos brasileiros/as.
Da piada surreal, ou da estória de trancoso criada sobre tais personalidades sobralenses, parece ser Ciro Gomes o que mais chances tem de realizá-la. 
#Ciro Gomes, pré-candidato do PDT e apoiado pelo PSB do governador de São Paulo [Márcio França], está em segundo lugar nas pesquisas atrás apenas do deputado Jair Bolsonaro -pré-candidato do Partido Social Liberal (PSL) e da Extrema Direita à Presidência da República#.
E é a Sobral em que o irmão é prefeito, Ivo, que faz CiroResultado de imagem para fotos e imagens de ciro e de cid gomes em sobral cometer seu maior pecado político. O provincialismo sobralense. Quer formar uma República de Sobral no Palácio do Planalto
Alguns de seus futuros ministros ou membros dos vários escalões governamentais podem ter nascido em Sobral ou na sua região metropolitana.
Não duvidem que o nome da professora/vice governadora Izolda Cela seja o preferido para ocupar e chefiar o Ministério da Educação e da Cultura -MEC-, e o marido dela, Veveu, talvez, venha ser o Advogado Geral da União (AGU) no futuro governo presidencial de Ciro.
Se confirmada a eleição de Antonio José para deputado federal, filho do capacho/serviçal Zezinho Albuquerque (atual Presidente da Assembleia), é possível que Ciro o queira como Presidente da Câmara Federal -com o mesmo servilismo que seu pai serve aos FG na Alec.
Não seria impossível que, por meio de uma medida provisória, Ciro queira transformar o grotesco 'Beco do Cotovelo' em patrimônio material e histórico do povo brasileiro. Ou querer transformar o escritor de causos políticos da oligarquia do Quincas Barreto, César Barreto, em imortal da Academia Brasileira de Letras -ABL. 
Quando não é sobralense, o provincialismo é cearense. Mauro Filho, o reacionário cobrador de impostos e eterno Secretaria da Fazenda dos FG, é sempre o guru econômico de Ciro e cotado para assumir o Ministério da Fazenda -com a desculpa de que é formado em Harvard.
Um provincialismo piegas, barroco, que pode impedir Ciro chegar à Presidência. Uma visão tacanha, primitiva, de que Sobral é o centro do mundo.
E não é nada. Nada mais do que um curva fora do ponto.
Ainda vai querer fazer um governo itinerante em Sobral.
Tudo em nome do provincialismo sobralense absoluto!
___________________________________________
Autor da dissertação: Professor Tim e cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário