sábado, 16 de junho de 2018

Ensinar é um sacerdócio e não basta apenas ter conhecimentos específicos. É mais um genial texto do doutrinador espírita José Matos!

CONVICÇÃO E AFETO - O SEGREDO DO ENSINO.
Para ensinar não basta ter conhecimento. É preciso ter convicção que vem pelo domínio do assunto e pela experiência. Mas, não basta ter convicção, é preciso ensinar com afeto. Convicção sem afeto pode torná-lo arrogante. Com afeto nas palavras, elas ficam impregnadas de boa energia que facilita o aprendizado além de energizar quem escuta. Jesus ensinou que ao chegarmos nos lares devemos dizer: " a paz esteja nesta casa". Esta frase, carregada com boa energia do desejo, energiza o ambiente expulsando as negatividades presentes. Os judeus, falando de Jesus, diziam: "ele ensina como quem tem autoridade". Eles, pedras brutas que eram, não podiam sentir a energia presente nas palavras do Mestre, mas, não podiam ignorar a convicção que ele passava em suas palavras dando-lhe autoridade. Os professores, políticos, doutrinadores e pregadores religiosos, em geral, desconhecem a importância do afeto nas palavras. Fazem cursos de oratória, escolhem palavras, ensaiam, e pensam que isso basta para serem bons palestrantes, não obstante, suas palavras são ocas, vazias por não estarem impregnadas com a energia que vem do coração.
É preciso praticar o contato com a penúria dos outros para descobrir e superar a própria penúria, desenvolvendo compreensão e afeto. Quanto maior a penúria do outro, maior e mais rápido o efeito em si mesmo. Para se chegar à compreensão, o primeiro passo é conhecer-se. O autoconhecimento é a base da sabedoria ensinou J. Krishnamurti. Conhecendo-se, você conhece o outro, e o entende. Quando Hitler falava, inflamava a multidão para o mau, prejudicava e prejudicava-se, com sua energia negativa. Quando São Francisco falava, com seu magnetismo elevado, até o lobo de Gúbio aquietou-se. O magnetismo elevado presente nas palavras, acalma, eleva e cura. À um indivíduo que, como louco, repetia exaustivamente, ME PERDOA, Chico Xavier explicou que ele estava assim porque avisou que ia matá-lo. Chico, respondeu-lhe: "QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS". Se Chico tivesse falado com ódio, possivelmente, teria sido assassinado. "Até um copo d'agua que você der em meu nome ( com amor ), garanto que não perderá sua recompensa", ensinou Jesus.
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo José Matos Matos, área interna - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário