terça-feira, 12 de junho de 2018

Reflexão do Blog Professor Tim sobre sobre o caráter democrático ou ditatorial do governo Marcos Alberto

Governo Azulão de Marcos Alberto foi democrático ou ditatorial?
Existe um conceito histórico que julga os fatos do passado com a visão independente de como ocorreram no exato momento fático, pegando-se a isenção histórica e a imparcialidade para se emitir um juízo histórico singular sobre como ocorreram alguns fatos do determinismo da história:
É o Historicismo.
Historicismo da Historicidade. Vou assim analisar o governo Azulão de Marcos Alberto, procurando refletir se foi um governo democrático ou autoritário. Dizendo que o governo Azulão de Marcos começou derrotando nas urnas uma oligarquia que ficou longos 20 anos no poder.
Por um lado, sim, o governo Marcos Alberto foi autoritário, nas perseguições a lideranças políticas (saudoso Totonho Careca) e até mesmo a funcionários públicos. Marcado também por centralização política, intervenção nos diretórios dos partidos, intolerância, mas não por culpa de Marcos Alberto, mas de sectários que o influenciavam.
A ex vereadora Karla Loiola era uma sectária intolerante dentro do governo Marcos.. Na função de Presidente da Câmara, a vereadora ditadora/sectária/intolerante (hoje 'ficha suja') Karla LoiolaResultado de imagem para fotos e imagens da vereadora karla loiola - blog do areton cassou os mandatos dos vereadores Socorrinha Arrais e Raimundo Juvêncio, usando o famigerado Decreto 201 da ditadura militar. Foi um dos atos mais ditatoriais da democracia no Brasil.
Por outro lado, assim, Marcos Alberto abriu seu governo para lideranças divergentes de oposição. Ex prefeito Chico Rosa e o professor Reginaldo Silva se tornaram secretários em seu governo de curta duração.
Tenho que dizer também que havia radicais e sectários ligados ao Acacismo.
Não vou definir como democrático ou ditatorial, até porque a pergunta só quem pode responder é a coletividade do nosso município.
Só o povo de Nova Russas pode responder!
___________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário