sexta-feira, 15 de junho de 2018

Tese condenando a especialização do saber individual saber/grupal na oposição ao saber plural e interdisciplinar!

A tese é: Especialização do saber como regra universal do saber individual ou grupal para ser o 'Santo Graal' na resolução de todos os problemas humanos e sociais!
"Todo Homem é um Cosmos"
A frase não é minha, e nem sei de quem é, mas explica um pouco o título acima. Estabelecendo a tese de que de cada indivíduo ou mesmo um grupo social (acadêmico/universitário, ideológico, científico etc.) se torna dono de um determinado conhecimento e tenta expandir isso para as demais coletividades.
Existe muito isso nas universidades e nas faculdades do mundo acadêmico e universitário. Caso da especialidade acadêmica ou das especialidades acadêmicas. A grade curricular dos cursos acadêmicos são especializadas e só ensinam disciplinas específicas daquele curso: Psicologia só questões psicológicas, medicina idem etc.
Razões que os PsicólogosA imagem pode conter: texto(divididos em várias especializações: comportamental, freudiana, cognitiva, analítica, behaviorista) acham que podem resolver todos os problemas do psíquico humano, mesmo que saibam que é preciso estudar profundamente o paciente e não apenas com base em poucos estudos teóricos da Psicologia especializada.
Mesma coisa faz os médicos deuses ou semideuses da vida e da morte humana. Os médicos, que nada sabem de outras ciências (antropologia, sociologia, nutrição, sabedoria popular etc.), estudando apenas a grade curricular do curso de medicina, acham-se os sabichões da Humanidade.
Assim também pensam um pouco parecido os engenheiros civis, os profissionais de Fisioterapia e de Pilates, os enfermeiros, os sociólogos, entre outros profissionais da academia, que, por terem uma graduação acadêmica, acham que os donos do conhecimento universal absoluto.
Pensam que sabem tudo. Se acham os sabichões. Querem ser os mais sabidos dos sabidos. 
Como se fossem resolver todos os problemas sociais e humanos.
Não sabendo que o conhecimento, qualquer que seja (acadêmico ou popular) precisa ser trabalhado em parceria. Todo conhecimento tem que ser interdisciplinar e transdisciplinar. Tem que ser junto e misturado, digo, médico não pode saber apenas de medicina pois nem de medicina saberá.
Fica a lição interdisciplinar do conhecimento macro e global!
__________________________________________

Autor da tese: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário