sexta-feira, 1 de junho de 2018

Tese jurídica do Blog Professor Tim afirmando que é possível a divulgação de pessoas dormindo em espaços públicos, de acordo com a Hermenêutica/Jurisprudência e ordenamentos jurídicos.

Uma tese de hermenêutica/jurisprudência jurídica: nulidades processuais na exposição imagética/fotográfica de pessoas dormindo ou situações análogas em espaços públicos!
Tudo bem que a Constituição Federal (Carta Magna), em seu Inciso X, fale que "são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação", a hermenêutica jurídica expressa um relativismo jurídico sobre o tema.
Entendendo-se vida vida privada e intimidade, no caso da Constituição Federal, alguém dar publicidade fotográfica/imagética a alguém dormindo na cama de sua casa. Ou alguém tirar uma foto e divulgar um fato de pessoa fazendo necessidades fisiológicas ou tomando banho.
Isso, sim, é violação da vida privada e da intimidade.
Já nos espaços públicos, de acordo com a hermenêutica/jurídica/ordenamentos jurídicos,  não se configura qualquer violação a divulgação de fotografias ou imagens de pessoas cochilando ou dormindo. 
Vários órgãos/meios de comunicação da "grande midia" (Folha, Estadão, Revista) divulgaram fotos do então Presidente do Supremo Tribunal (STF), Joaquim Barbosa, e do ministro Gilmar MendesResultado de imagem para fotos e imagens de joaquim barbosa e outras personalidades políticas dormindono sono dos justos: tirando uma soneca ou um cochilo nos intervalos ou mesmo nas sessões plenárias de importantes debates jurídicos do STF.
A mesma "grande midia", além de blogs e de sites, em relação a deputados federais e senadores fizeram o mesmo. Excelente Deputado Heráclito FortesResultado de imagem para fotos de deputados federais dormindo no congresso e o ex senador Mão Santa (hoje prefeito de Parnaíba)Resultado de imagem para fotos de deputados federais dormindo no congresso, ambos do Piauí, foram fotografados e divulgadas suas fotos dormindo divulgadas amplamente.
O próprio "mito" Jair BolsonaroResultado de imagem para fotos de deputados federais dormindo no congresso, deputado federal do PSL e pré-candidato a Presidente da República (líder das pesquisas), também foi fotografado dormindo no plenário da Câmara Federal. E o deputado Reginaldo LopesResultado de imagem para fotos de deputados federais dormindo no congresso, petista de Minas Gerais, foi outro flagrado dormindo.
Entendendo que não houve violação de suas intimidades ou atentados à honra pessoal deles, nem Joaquim Barbosa, nem Gilmar, nem Mão Santa e Heráclito Fortes, nem Reginaldo Lopes, entre muitos outras personalidades jurídicas e políticas, processaram os fotógrafos, jornalistas ou órgãos de imprensa que divulgam suas fotos dormindo ou cochilando.
Mostrando que a boa hermenêutica não recomenda. Ato jurídico imperfeito.
E os processos decorrentes disso são nulos de pleno Direito!
___________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário