quarta-feira, 18 de julho de 2018

2ª Dissertação do Blog Professor Tim sobre o Papa da Psicanálise: Sigmund Freud!

2ª Dissertação Freudiana: se nem Freud explica, vou explicar Freud para todos os públicos!!!
Não sou Freudiano de carteirinha, mas vou dissertar novamente sobre o Papa da Psicanálise e o mais famoso Psicanalista do Planeta: Sigmund Freud!
Judeu comunista nascido na Áustria sob ocupação dos nazistas, Freud ficou mundialmente famoso pela globalização do mais conhecido mantra psicanalítico repetido na Terra:
"Nem FreudResultado de imagem para fotos e imagens de freud explica"!
Mestre nos estudos das neuroses e dos recalques humanos, sob a busca das curas no seu divã sagrado, Freud associou a loucura neurótica com a abstinência e a falta de sexo, vulgo 'gala seca'.
Embora o psicanalista doidão Freud tenha dito isso sob o efeito de cocaína injetável e de baforadas de charutos cubanos.
O fato de ligar todos os tipos de paranoias, de traumas e de neuroses com a falta de sexo, leva a dizer que Freud era um compulsivo sexual. 
Na questão do combate à falta de libido sexual, no divã freudiano, desprezando as religiões e o inconsciente coletivo, a Psicanálise de Freud tem sido:
Um campo clínico e método de investigação psíquica independente da psique humana independente da psicologia, psicanalizando os distúrbios neuróticos e as psicoses humanas.
Por razões assim, e também não apenas pelo aspecto sexual, Freud dividiu as neuroses em três tipos diferentes: 
Ansiedades (quando as pessoas são tomadas por sentimentos generalizados e persistentes de necessidades longamente frustradas); fobias [associação dos medos a certas situações, objetos etc.] e Obsessão compulsiva (repetição de idéias errôneas na mente: fechar a porta várias vezes, lavão as mãos o dia todo etc.].
Já as psicoses, neuróticas da não sexualidade, ou não, foram divididas assim por Freud:
 a) Esquizofrenia - apatia emocional, carência de ambições, desorganização geral da personalidade, perda de interesse pela vida nas realizações pessoais e sociais. pensamento desorganizado, afeto superficial e inapropriado,riso insólito, bobice, infantilidade, hipocondria, delírios e alucinações transitórias.
b) Maníaco-depressiva – caracteriza-se por perturbações psíquicas duradouras e intensas, decorrentes de uma perda ou de situações externas traumáticas, podendo ser leva ou aguda.
Os maníacos são cheios de energia, inquietos, barulhentos, falam alto e com idéias bizarras. depressivo, ao contrário, caracteriza-se por inatividade e desalento, com vários sintomas:  pesar, tristeza, desânimo, falta de ação, crises de choro, perda de interesse pelo trabalho, por amigos e família, bem como por suas distrações habituais. 
c) Paranóia – caracteriza-se sobretudo por ilusões fixas. É um sistema delirante. As ilusões de perseguição e de grandeza são mais duradouras do que na esquizofrenia paranoide. Os ressentimentos são profundos. É agressivo, egocêntrico e destruidor. Acredita que os fins justificam os meios e é incapaz de solicitar carinho. Não confia em ninguém
d) Psicose alcoólica – é habitualmente marcada por violenta intranqüilidade, acompanhada de alucinações de uma natureza aterradora.
e) Arteriosclerose Cerebral – evolui de um modo semelhante a demência senil. O endurecimento dos vasos cerebrais dá lugar a transtornos de irrigação sangüínea, as quais são causa de que partes isoladas do cérebro estejam mal abastecidas de sangue. 
Freud e a Psicanálise apontam nos traumas e nas repressões infantis as causas principais da neuroses e das paranóias, podendo curá-las por meio da associação livre (cura pela palavra, falando todos os seus problemas no divã).
Divã de Freud que os neuróticos e paranóicos falariam sem parar em voz alta seus traumas e obsessões. 
Tratamento freudiano que deu certo com a neurótica e paranoica Anna O. Curada de suas neuroses e paranoias.
Portanto, psicanalizados ou não, a Psicanálise pode curar suas loucuras, taras e manias. Basta falar abertamente dos seus problemas na infância. Basta sentar no Divã.
Independente do psicanalista ser Freud, que já está morto há muito tempo e continua não explicando nadica de nada, ou não. 
A Psicanálise de Freud tem ainda muita serventia para vencer nossas neuroses e angústias.
Mas sem neuroses e perversões.

Estrutura e dinâmica da personalidade 

Freud imaginava a psique do ser humano como um sistema de energia: Cada pessoa é movida, segundo Freud, por uma quantidade limitada do que isso significa.

Se uma mulher ou um homem não puder dar vazão à sua energia pela sexualidade terá de fazê-lo por outro, como a atividade artística na sublimação: fazer croché, cantar no banheiro ou assistir a novela das 9 na Globo.

Essas duas pulsões opõem-se ao ideal da , por isso, precisam ser controladas através da educação, de forma que a energia gerada pelas pulsões não podem ser liberadas de maneira direta. O ser humano é, assim, sexual e agressivo por natureza, e a função da sociedade com seus controles (policial, jurídico, legal e outros) é amansar essas tendências naturais do homem. 

A situação de não poder dar vazão a essa energia gera no indivíduo um estado de tensão interna, dando busca de dar vazão à energia psíquica acumulada.

Caso Ana O...
Famoso da cura psicanalítica ou cura pela fala/associação livre. Ficou curada de suas alucinações após deitar-se no divã de Freud e contar suas experiências traumáticas.

Id, Ego e Superego...

Definindo melhor o que seja Ego: parte da estrutura psicanalítica dos desejos biológicos e naturais de cada ser humano (defecar e urinar, fazer sexo, comer e beber etc.).
Já o Id é a tentativa de se realizar tais desejos do inconsciente reprimido, buscando se uma brecha social e psicanalítica no famoso jeitinho de não ser pego nos crimes e nos delitos: fazer sexo e defecar no meio da rua, andar pelado, estuprar, praticar furtos, ver a Playboy em praça pública, urinar em avenidas movimentadas etc.
Já o Superego é a parte que a psicanálise, na formação do modelo estrutural da personalidade, a partir da introjeção dos valores morais e éticos dos pais e da sociedade puritana e conservadora, força o ego e o id a respeitarem os valores sociais, religiosos, policiais e jurídicos existentes.
É o controle repressivo e social, por meio de normas e de leis, e de outras repressões,  do Id e do Ego por meio das polícias, dos conselhos disciplinares, do Ministério Público e do Poder Judiciário, das forças armadas, dos professores caxias, dos pais durões e conservadores, das igrejas/religiões dogmáticas e puritanas, da imprensa sensacionalista, dos Códigos Penais etc.
Pequeno Dicionário Freudiano...
Repressão é o processo de afastamento para o inconsciente dos conflitos e frustrações, recalcando-os para o inconsciente.
Formação Reativa é ter desejos contrários aos seus impulsos verdadeiros, Projeção é jogar para os outros suas seus fracassos e desejos reprimidos, 
Sublimação é trocar um desejo qualquer, como sexo, por uma atividade qualquer: fazer tricô ou croché imaginando que está transando com o Tom Cruise.
Fases do Desenvolvimento Psicossocial...
São três: Fase Oral, Fase Anal e Fálica, que é o  tripé da formação psicanalítica de qualquer ser humano, especialmente na 1ª infância.
A Fase Oral das pulsões pela boca se dá por vários tipos, explicando comportamentos presentes e futuros da criança e do futuro adulto. 
Criança não quer comer, pode simbolizar negatividades no futuro. 
A fase sádica-ativa no nascimento dos dentes mordendo os peitos da mãe, revela uma pulsão agressiva de um futuro ditador ambivalente.
A segunda fase é aquela das pulsões dirigadas ao ânus, a partir de como a mãe trata das fezes da criança.
Criança muito protegida pela até mãe até no banheiro, pode simbolizar aí uma relação entre amor maternal e fezes.
Enquanto, no contrário, criança que defeca muito  é a própria de uma criança raivosa e que pode se tornar uma pessoa mal e avarenta, não defecando até como protesto.
Com relação às mães superprotetoras, a toda hora com cueiros de bostas, simboliza, assim, que aquela criança pode se tornar uma pessoas de múltiplos talentos e generosa.
Enquanto a fase fálica, das pulsões direcionadas ao falo (pênis), na castração do desejo sexual da criança masculina pela própria mãe, origem do Complexo de Édipo. Nasce do fato de não permitir que o filho rejeite o pai por não ter sexo com a mãe.
Princípio da Economia Psíquica...
Trata-se da Pulsão da Vida e a Pulsão da morte, ou memória e esquecimento. Aquilo que pode gerar vidas ou gerar mortes.
O próprio ato de você comer uma carne é pulsão de morte, como na cadeia alimentar do capim morto para alimentar o boi/vaca que virou sua refeição.
Freud e o Homem dos Ratos...
Homem dos Ratos era o pseudônimo do advogado Lanzer, que procurou Freud para tratar um TOC. 
Decorrente de um inconsciente de tortura usando-se ratos colocados dentro do ânus, assim, temendo que os mesmos ratos torturassem seu falecido pai e sua namorada.
A interpretação disso foi um desejo inconsciente e uma neurose obsessiva de ferir seu pai e sua namorada.
Guru dos Psicólogos...
Psicológos/as freudianos (como é a Psicóloga Thaís Barbosa)A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up, com base em Lacan, Klein e outros, adotam o psicologismo segundo Freud em vários sentidos, no sentido do tratamento terapêutico dos transtornos ou neuroses de seus pacientes de várias idades.
Freud e o Direito Positivado
Como viveu apenas no início do Século XX, Freud teria muitas dificuldades, em pleno Século XXI, por causa da normatização e leis extravagantes do presente século, 
Uma delas seria de que a criança já nasce sexualizada, poderia ser condenado pelo Poder Judiciário, a pedido dos Conselhos Tutelares, por crime de pedofilia. 
Explicando Complexo de Édipo...
Ocorre quando a criança masculina, com ciúme da mãe, tenta matar o próprio pai. Desejo de castração simbólica e psicológica da figura paterna, gerando tal distúrbio psíquico.
Já o Complexo de Electra é o contrário. Ciúme da filha em relação à mãe.
Só lembrando...
Será que Freud conseguiria explicar a paranoia policial? 
É o novo!
Novarussense lembrando que, em 1970, o boiscredo e o Piçoca só falavam em Freud?
Tem cada coisa...
Um indivíduo aqui de Nova Russas, ignorante, analfabeto de pai e de mãe, disse que ninguém podia discordar ou criticar Freud. Ora, bolas!
Esse Nem Freud explica!
Túnel do Tempo...
Que fim levaram a Maria Pé de Bode, a Zulmira Cerveja Quente, a 'Motor Batido' e suas loucuras, neuroses,  paranoias e transtornos obsessivos-compulsivos?
_______________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e estudioso da Psicanálise de Freud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário