quarta-feira, 11 de julho de 2018

Apontamentos do Blog Professor Tim de como nossas mentes são escravizadas ou doutrinadas por determinadas ideologias ou pensamentos!

Apontamentos reflexivos de como determinados pensamentos e ideologias se tornam dogmas em nossas mentes!
É assim um pouco no rumo da famosa 'lavagem cerebral', mas com sentidos diferentes. 
Não na mesma dogmática da lavagem cerebral, mas o sentido é explicar como determinadas ideologias, determinados pensamentos se tornam dogmas fundamentalistas e absolutos em nossas mentes em parte ou na vida inteira.
Digo: como nossas mentes são escravizadas ideológicas e pensamentalmente.
Mesmo que Freud e Jung, por meio do inconsciente e dos arquétipos, tenham dito que isso influencia nas nossas construções mentais, na verdade, são os fatos reais e concretos que levam a estabelecer os construtos mentalizados sobre o que defendemos como ideologias ou pensamentos.
Para começar. Uma pessoa nascida numa família com forte ativismo nas lutas pelos direitos humanos, ou, muitas vezes, tenha sido vítima de violências policiais diversas, também assim seres humanos que tiveram entes queridos assassinados pela violência dos aparelhos de repressão 190,  é natural que introjetem em suas mentes uma certa repulsa ao aparelho policial e passem a defender as ideologias constitucionalistas dos direitos humanos.
Agora em sentido contrário. Alguém nascido na classe média conservadora, prezando pela ordem e pela garantia da ordem pública, ou que tenha familiares fã da atividade policial e só receba notícias positivas do que sejam as polícias, isso vai influenciar suas mentes a assumirem ideologias ou pensamentos policiais ou militaristas.
Para quem veio ao mundo no meio sindical de uma família de sindicalistas, isso, com certeza, será fundamental para o futuro mental sindicalista. Um futuro sindicalista por ter uma mente formada na vida, na ideologia, no pensamento, na prática do que seja o chamado movimento sindical.
Pense agora. A mente de uma jovem filha de uma prostituta, tem uma análise diferente. Sua mente pode mentalizar e seguir o comportamento prostituído da mãe, ou seja, tornar-se também uma prostituta, também pelo genes e pelo DNA de puta, mas pode acontecer outra reação mental. A referida jovem pode ter ódio do comportamento da mãe rapariga e ser uma moça direita, como já vi acontecer em Nova Russas e outros municípios.
Uma outra abordagem. Um ser humano que sempre foi reprimido, sempre teve suas liberdades vigiadas ou proibidas, a tendência é mentalizar uma timidez existencial. Ser um tímido, um introspectivo, não questionar nada pela lembrança edipiana do incesto repressor familiar-paternal.
A diferença disso é o excesso de liberdades na criação dos filhos. Podendo gerar crianças ou homens futuros desrespeitosos, corruptos e ladrões, infratores dos direitos alheios, porque suas mentes enraizaram tal comportamento liberal demais e desrespeitoso para com a alteridade dos seus semelhantes.
É a origem (em parte) dos ditadores, dos déspotas de vários matizes, das mentes totalitárias.
Para variar. Se, desde o nascimento, ou mesmo na vida intra-uterina, houver uma cultura religiosa católica, por ex., aquela pessoa adotará uma mentalidade católica na vida toda. Podendo ser membro do clero  ou um leigo ativo do catolicismo conservador ou progressista. Vale também para outros credos ou religiões.
E para os mais diversos movimentos, entidades, clubes de serviço.
Pelo fato da nossa mente ser uma construção cultural e ideológica!
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário