terça-feira, 10 de julho de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre o reforço na estrutura da 2ª CIA com as novas viaturas!

Novas viaturas reforçam e estruturam a 2ª CIA contra a violência urbana, mas o conceito de segurança pública é bem mais amplo!
Sempre fui um defensor da instalação da Companhia da Polícia Militar ou 2ª  CIA (ex 3ª CIA) em Nova Russas, embora tenha sido contra fechar a Escola Gonçalo Mourão para ali ficar sua sede,  e sempre defendi uma maior estrutura operacional: + armamentos, + policiais (soldados e praças, sub e oficiais), mais e novas viaturas para o enfrentamento à violência urbana etc.
No último sábado (7), o deputado Bruno Pedrosa e o prefeito de Nova Russas (Rafael PedrosaA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, carro e atividades ao ar livre, na foto dirigindo) foram receber as novas viaturas (bem modernas, com ar condicionado) para a 2ª CIA. Caso de dois potentes e possantes "Jipes Gatorades".
Entregues pelo Comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM, sediado em Crateús), Major HermilsonA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre, para melhorar ainda mais o policiamento ostensivo e a garantia da ordem pública contra marginais comuns e atos antissociais.
Mas até que ponto o reforço de duas viaturas melhorariam a questão da segurança pública em Nova Russas no geral? Reforçam um pouco, mas não substancialmente. Por uma razão: o conceito de segurança pública é bem mais amplo e irrestrito do que possa imaginar nossa vã obsessão por mais viaturas e por mais reforço policial.
Colocação de luminárias, saneamento básico, geração de emprego e renda, construção de quadras esportivas e projetos de inclusão social e esportiva dos jovens, entre outras ações sociais, melhoram muito a questão da segurança pública e diminuem os indicadores de criminalidade e de violência nos agrupamentos urbanos.
A criminalidade não diminui apenas com mais policiamento e mais repressão das forças policiais. Os bandidos/pistoleiros que mataram o adolescente Francisco Wellington Mendes da Silva, no Bairro do Jovinão, ainda não foram capturados pela Polícia Militar sediada em Nova Russas. O crime brutal contra o referido adolescente continua na total impunidade.
Outra coisa. São muito mais nas operações do RAIO em que mais se prendem traficantes e se derrubam 'bocas de fumo', conforme registro na imprensa policial.
Tudo bem que o policiamento ostensivo esteja muito bem no centro comercialA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre, na área bancária, nos setores da classe média, mas os outros setores da sociedade precisam também de segurança pública e de mais policiamento presente dos homens e da tropa eficiente da 2ª CIA.
De qualquer maneira, a 2ª CIA garante a paz social e a garantia da ordem pública.
Agora bem mais com as novas viaturas!
Quanto custa a 2ª CIA para o Estado...
Não sei direito os custos totais mensais do governo do Estado para com a manutenção da 2ª CIA em Nova Russas (sede) e nos outros municípios: Ararendá, Poranga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa e Ipu.
As despesas envolvem os salários dos policiais militares (soldados, praças, sub e oficiais), dos combustíveis das viaturas, da alimentação etc.
Acredita-se que são gastos em torno de 200.000 reais.
Só lembrando...
E o famoso Sub Tenente Bonfim Ibiapina, que vem prestando importantes funções na gloriosa Polícia Militar do Ceará, chamado de Linha Dura por não dar moleza para vagabundo, na questão de sua forma de ser policial, estaria coerente com uma visão mais cidadã da PM ou com um sentido mais repressor e menos constitucionalista.
O certo é que o Sub Bonfim elogiado por muitos, por outro lado, há quem que defenda que o Sub Bonfim, mesmo com relevantes serviços prestados à gloriosa PM, possa ir imediatamente para a reserva da PM.
Só lembrando...
Quantos soldados e praças da Lagoa de São Pedro estão lotados na 2ª CIA?
Decisão que só diz respeito a ele.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex comandantes da 2ª CIA?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, sentou praça no então destacamento de Nova Russas.
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário