quarta-feira, 4 de julho de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre a Suécia dos Viking!

A Suécia não fica perto da Suíça, é a terra dos Viking e está nas Quartas de final!
Pois é!
A Suécia fica bem longe da Suíça, seleção que eliminou nas oitavas de final da Copa da Rússia. A Suécia na Copa da Rússia, portanto, não é assunto principal que vou tratar antes do jogo da seleção sueca contra a Inglaterra pelas quartas de final.
Vou abordar a SuéciaResultado de imagem para fotos e imagens da suécia com dados e informações diversas.
A Suécia (Sverige, em sueco), conhecida mundialmente como terra natal dos Viking (aquelas figuras bizarras de chifres) tem 10 milhões de habitantes e é o 3º país mais extenso da Europa. País nórdico (clima gelado) fazendo fronteira com a Dinamarca (ponte Oresund), com a Finlândia e com a Noruega. Tem uma baixa densidade demográfica, uma boa renda econômico e um ótimo IDH, sua capital é Estocolmo.
Cortada pelos alpes escandinavos gelados, tem vários climas e o dia dura até 18 horas em algumas regiões, e por lá fica o Círculo Polar Ártico.
Trata-se de uma monarquia constitucional sob o comando do Rei Gustavo XVI e é formada por vários condados.
Considerada a nação de povo feliz e bem educado.
Breve história da Suécia...
O território sueco é habitado desde a Idade da Pedra Lascada e era bem povoada na Idade do Bronze. Com a invasão Viking, vindo da germânia, o território sueco se expandiu rumo ao mar báltico dos países nóricos (Noruega, Finlândia) na chamada União de Palmar. Tornou-se uma potência mundial na Guerra dos 30 anos com outros países europeus.
Ficou neutra durante a 1ª Grande Guerra Mundial e na 2ª Grande Guerra. Atualmente continua neutra e não participa das forças militares da OTAN.
Conheça mais sobre os Viking...
Os povos Viking (ou Viquingue, em português)Resultado de imagem para fotos e imagens dos viking, quer dizer piratas invasores dos mares. Vieram da Alemanha com uma cultura vasta de lendas, ligadas ao politeísmo, aos mares, cujo principal Deus deles foi Thor -que, com seu martelo, dominava a natureza e seus principais fenômenos atmosféricos e naturais. Guerreiros dos mares com valores pagãos, os Viking descobriram e exploraram a Groenlândia e a Islândia.
Explicando a bandeira sueca...
A bandeira nacional da SuéciaResultado de imagem para fotos e imagens da bandeira da suécia tem uma cruz nórdica amarela (simbolizando o Cristianismo) com fundo azul -representando a união dos povos suecos e nórdicos.
Hino Nacional Sueco...
Bem patriótico. Diz que a Suécia é a Terra mais bonita da Terra e exalta o passado nórdico.
Nação de grandes empresas...
Muitas multinacionais gigantes no Brasil são da Suécia. A SCANIA E A ERICSON são dois exemplos.
Túnel do tempo...
Que fim levou o assassinato do ex premier da Suécia, Olof Palme?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, fez turismo em Estocolmo.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário