segunda-feira, 27 de agosto de 2018

1º Tratado de Psicologia Geral para todo os públicos no Dia do Psicólogo!

No Dia do Psicólogo, o 1º Tratado de Psicologia geral global aplicado para todos os públicos!
27 de agosto. Dia do Psicólogo.
Para celebrar a data maior dos psicólogos/asResultado de imagem para fotos e imagens do dia do psicólogo, posto aqui o 1º Tratado de Psicologia Geral aplicada para pacientes ou não do profissionais da Psicologia.
Ciência humana das mais importantes, a Psicologia é o estudo comportamento mental e psíquico dos comportamentos, das emoções, das ações e reações cognitivas, das mudanças de personalidades, das mutações psicológicas, da gênese dos dramas, dos conflitos interpessoais, entre outros fatores.
Diferente da Psicanálise (divã verbal) e da Psiquiatria (que usa remédios nos tratamentos mentais), a Psicologia é dividida em vários ramos e especialidades diferentes: Psicologia Analítica, Psicologia Criminal (Psicologia Forense na elucidação e dos tipos criminosos psicológicos), Psicologia Transpessoal (entre várias personalidades); Psicologia da Gestalt, Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, Psicologia Sindical, Psicologia de Massas, Psicopedagogia, Psicofarmacologia, Psicologia Cognitiva, Psicoterapia e outros ramos especializados.
Em outras palavras. 
A Psicologia (por meio dos seus profissionais devidamente registrados no Conselho Federal de Psicologia)Resultado de imagem para fotos e imagens da psicologia, estudam comportamentos e situações psicológicas as mais diferentes: conflitos de uma greve, análise dos jogadores de futebol, do carmo religioso, reação psicológica da comunidade escolar, fatores psicológicos de uma campanha política etc.
Hoje em dia os Psicólogos/as atuam nos PSF, nos clubes de futebol e vários outros esportes; nas associações comunitárias, dentro dos presídios, nos hospitais, no comércio e na indústria, nos sindicatos etc.
Psicologia é fundamental no estudo da mente humana!
Fases do desenvolvimento infantil...
É a Psicogênese do Conhecimento (Psicopedagogia) dividida em quatro fases. Na fase sensório motora (até os 2 anos), a criança explora o mundo através dos sentidos, precisa tocar nos objetos. Toca numa maçã, mas não consegue dizer que aquilo é uma fruta.
Fase pré-operatória (2 a 7 anos) corresponde à fase da educação pré-escolar. Incluindo os estágios egocêntrico e indutivo, as funções simbólicas são representadas por símbolos: um cabo de vassoura é um cavalo, empurrar uma cadeira é um trem, embora eles ainda não mentalizem: impossível fazer de cabeça tirar uma raiz quadrada mentalmente.
A fase operatório-concreto (7 a 11 anos) a criança tem uma certa lógica do conhecimento concreto, mas não tem uma lógica mental e racional. Algo que só acontece na fase operatório formal (11 a 15 anos), ou seja, formular estratégias mentais ou produzir conhecimentos diversos.
Behaviorismo...´
Teoria de Skinner e outros, na forma radical ou não. Ficou famoso o reflexo condicionado de alguém condicionar ratos a comerem após tocarem a sineta. 
Comportamento humano condicionado que faz sentido nos comportamentos estimulados de muitos seres humanos.
Algo como o jovem ou rapaz que se excita na praia ao ver passando na sua frente uma gata bronzeada de biquíni fio dental.
Do jovem que corta cabelo à la Neymar, do garoto pobre que imita policiais, do fã que se igual ao seu ídolo, do operário que só sabe trabalhar condicionado à máquina etc.
Psicologia da Forma...
Ou Gestalt. Pelo Gestaltismo o todo não pode ser explicado pelas partes. Exemplo: se você assistir apenas um capítulo da Novela das 8 (Rede Globo), não vai entender o todo da novela. 
Psicologia social de massas...
Estuda os comportamentos coletivos em multidões, grupos e ajuntamentos sociais. Momento em que as subjetividades, individualidades, são trocadas por um comportamento irracional gregário. Capaz de matar, de roubar, de fazer todo tipo de barbaridade.
Comportamento muito comum em estádios de futebol ou nos comícios nazistas.
Como vencer os complexos...
Simples. Se tem complexo de baratas, perca o medo se aproximando delas. Se é tímido para falar em público, passe a falar em público e não ligue para o que as pessoas vão dizer. Se é um complexado de levar chifre e de ser chamado de corno, assuma a cornice e bote um chifre na cabeça.
Erros dos psicólogos...
Um dos principais é considerar e analisar o comportamento humano como normal e anormal, dentro do psicologismo de categorias estanques. 
Exemplo: chamam de Transtorno Bipolar (anormalidade) uma pessoa, que, até 5 minutos, estava alegre, mas depois que recebeu um telefonema da namorada acabando o namoro, fica revoltado e com muita raiva.
Vê um jovem calmo revoltado após receber um tapa na cara, também é visto assim.
Ora bolas! o ser humano é assim: tem momentos de raiva e de alegria.
Mas a Psicologia com suas categorias estanques não entende isso!

Túnel do tempo...
Que fim levou uma determinada Psicóloga Freudiana de Vitória da Conquista?
É o novo...
Novarussense das antigas lembrando que, em 1970, terminou o Curso de Psicologia na Universidade Federal do Ceará.
__________________________________________
Autor do Tratado de Psicologia: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. Os assuntos tratados pela Psicologia não tem reconhecimento científico.

    ResponderExcluir