sábado, 25 de agosto de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre o Brasil Grande de Bolsonaro e a América Grande de Trump!

Tentando explicar mais objetiva e dialeticamente o Brasil Grande de Bolsonaro e a América Grande de Trump!
O presidenciável do PSL e líder nas pesquisas (sem Lula), Jair Bolsonaro, tenta ser a versão brasileira do presidente imperialista Donaldo Trump. 
Hoje governando a potência militar dos EUA, Trump foi eleito como principal diretriz do seu programa de governo transformar os EUA novamente na América Grande dominando toda a Terra.
Jair BolsonaroImagem relacionada vai no mesmo tom de Trump. Bolsonaro quer um Brasil Grande com Deus acima de todos.
Mas o que aproxima e o que distancia Bolsonaro de Trump?!...
Bem. A política dos Estados Unidos é uma monarquia eletiva com apenas dois partidos gêmeos elegendo todos os presidentes da República: Partido Democrata e Partido Republicano, que é o de Trump. 
Não há vaga para uma terceira via, muito menos para o socialismo ou partido de Extrema Esquerda nos States.
Aqui no Brasil, é muito diferente. Há vários candidatos/presidenciáveis e vários partidos políticos disputando a Presidência. Bolsonaro disputa contra outros 1 candidatos a Presidência, alguns deles tão ou mais fortes quanto ele: Ciro Gomes (PDT), Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede); e Lula ou Haddad ou pelo Partido dos Trabalhadores -PT.
Por Brasil Grande, no dizer e no pensar de Bolsonaro, seria uma Nação independente e não colonizada? Não é bem assim. Bolsonaro é um militar alienado dos EUA, não combate as multinacionais e sempre foi defensor de que o Exército e as Forças Armadas fossem auxiliares do Exército Ianque, até mesmo na ocupação da Amazônia.
Na área econômica, por meio do seu guru econômico (Paulo Guedes), pois ele nada entende de economia, Bolsonaro vai seguir a mesma política macroeconômica dos juros altos, da paridade cambial e das perdas internacionais -ditada pelo FMI, pelo Banco Mundial e pelas organizações multilaterais de crédito dominadas pelo EUA e pela Alemanha.
A política externa de Bolsonaro não é de um Brasil Grande. É a da submissão ao Pentágono e à Casa Branca nos ataques imperialistas à soberania de vários países não alinhados aos ianques, até mesmo pelo fim do Foro de São Paulo.
O que aproxima um pouco o Brasil Grande de Bolsonaro da América Grande de Trump é a questão do fundamentalismo religioso e político deles contra os gays/LGBT, as feministas, as cotas raciais, a ideologia de gênero e outras bandeiras não cristãs e do fanatismo laico defendidas pelo PT, pelo PC do B e por outras forças de EsquerdaImagem relacionada.
A aproximar mesmo eles é a radicalização deles no  rumo da castração das liberdades individuais. Trump e Bolsonaro defendem a castração química de estupradores, a pena de morte para assassinos em série, porte de arma para todas as pessoas andarem armadas, lei de terror para o MST, fim dos Direitos Humanos etc.
O que também os une é o projeto de afirmação da liberdade econômica e do neoliberalismo em todos os sentidos, que vai da redução da carga tributária ao aceleramento das privatizações.
Mas com um detalhe em comum: Deus está acima de Trump e de Bolsonaro.
Pelo menos Deus é grande e maior do que eles!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Um comentário:

  1. Esse é o homem que precisamos para findar a onda de garapeiros que
    que tungam os cofres públicos inclusive em Nova Russas.

    ResponderExcluir