quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre os usos diversos do nosso corpo na corporalidade da razão global

O corpo humano não é só a corporalidade física, mas o pleno conhecimento da razão humana!
Nosso corpo não tem apenas o sentido da corporalidade existencial e da realização dos principais instintos corporais, biológicos e vitais. 
Nosso corpo é também isso. Sim! 
Mas é muito mais. Nossa corporalidade pode simbolizar e expressar ideologias diversas, culturas gerais, ciências humanas, expressões filosóficas etc.
O corpo humano pode ser usado de várias formas, explicou isso o sociólogo Daniel Lins em sua obra fundamental (Que pode o corpo?)
Um corpo tatuado pode ter vários significados. Indicando que aquele corpo tatuado pertence a um determinado grupo social, a uma facção criminosa, a uma partido político e ideológico, a uma seita religiosa, a um determinado agrupamento militar.
As fardas militares, por ex., vestindo os corpos humanos de membros das Polícias/Exército, trazem simbolismos diversos. Dão um grau de autoridade, determinam prerrogativas e privilégios acima dos civis (até mesmo o de matar no estrito cumprimento do dever legal e não ser punido), estabelecem um rigidez de hierarquia e de ordem.
Na contracultura e no desbunde tropicalista, pela desordem contra a ordem dos valores burgueses, a tanga de crochê do jornalista Fernando Gabeira, expressou, sem dúvida alguma, a defesa dos valores libertários e individuais contra os regimes de força e as ditaduras sobre os corpos e o conservadorismo moral.
A bandeira do Arco Íris nos braços de ativistas gays/lésbicasResultado de imagem para fotos e imagens de gays carregando a bandeira do arco írisindica as lutas pelas diferenças, enquanto a Bandeira do Brasil no bolso/ombro de um soldado/oficial do ExércitoImagem relacionada representa a ordem e o progresso com visão conservadora. E um adesivo de um candidato na camiseta é a prova de que o dono daquele corpo é eleitor daquele postulante a cargo público.
O paletó é uma das mais importantes invenções para a desconstrução e para dar novos significados ao corpo vazio. O paletó pode simbolizar a visão empresarial, ou uma crença religiosa evangélica de pastores evangélicos. Ou mais: é a indicação do traje oficial de um noivo que vai ao altar recebe sua noiva e casar para gerar filhos e reproduzir a família.
O nosso corpo ser uma enciclopédia ambulante.
Basta que sua mente o transforme assim!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário