sábado, 4 de agosto de 2018

Coluna Poética do Blog Professor Tim sobre o livro poética e ensaístico Devaneios: clássico literário de João Batista Pontes.

Uma licença poética para escrever sobre um clássico da poesia e do ensaio no Brasil: "Devaneios"!
A capacidade polivalente de escrever sempre muito bem em qualquer estilo/segmento da literatura do já consagrado escritor João Batista Pontes, é uma realidade verdadeira e objetiva. 
João Batista (nascido Pontes em Nova Russas) consegue migrar da crônica para o artigo opinativo deste para o ensaio e para o poesia sempre com o mesmo talento e o mesmo brilho literário.
Não apenas migra de um estilo literário, mas consegue compilar ou mixar dois ou mais estilos literários. Seu mais novo Livro, "Devaneios"A imagem pode conter: texto (um clássico de nascença da literatura brasileira e regional, vai no sentido indicado. Devaneios, cujo lançamento será no próximo dia 11 de agosto (Escola Profissionalizante), é uma mistura literária de poesia com ensaio.
Seu mais novo sucesso editorial, "Devaneios", como a própria etimologia, são os sonhos, as utopias/eutopias e as razões de viver do João Batista em forma de poemas, de poesias, de ensaios e de pensamentos fantásticos e maravilhosos. Devaneios é um Recanto da Poesia que fala, poeticamente, sobre Miscigenação da mestiçagem do autêntico brasileiro nato na dialética da nossa falsa democracia racial.
Em outras poesias/poemas de Devaneios (Percepção/a viagem da vida/fera interior/paradoxo/minha prece/um pouco de mim/Desilusão/Tempestade e brisa/a opressão dos oprimidos/falsas juras/a força do amor e o amor impossível/Hino ao amor/o Fogo Transformado retc.etc.) simbolizam a poesia em forma sociologia crítica, psicologia evolutiva/transpessoal, alteridade humana, auto-ajuda, antropologia social; socialismo democrático, desenvolvimento regional e combate à indústria da seca.
Poucas vezes vi uma poesia concreta e transcendental sobre Deus tão bela, quanto ele fez. "Deus é tudo"A imagem pode conter: textoé uma divindade poética/ensaística monoteísta/politeísta, panteísta à Spinoza, pela construção da vida eterna e do paraíso na Terra e no Céu.
"Mãe Nova Russas". É o hino poético de amor, de respeito ao chão sagrado de Nossa Senhora das Graças e de sua querida e eterna Nova Russas.
E o ensaio Canto por Nova RussasNenhum texto alternativo automático disponível.vai muito além. Prova absoluta do sentimento de amor e de paixão por um filho que deixou sua Terra, mas sua Terra nunca o deixou.
O próprio sentido de Devaneios está no poema/poesia/ensaio Devaneios. É a síntese eslética/utópica do autor por uma sociedade da economia solidária e socialista, regida pelo Princípio do Mínimo existencial contra o deus dinheiro e o mercado do capitalismo selvagem.
Foi o preâmbulo da minha licença poética sobre Devaneios!
Frases e pensamentos geniais...
Num capítulo especial de Devaneios, João Batista compilou frases e pensamentos geniais de sua autoria. São dezenas de frases/pensamentos versando sobre temas os mais diversos: Deus da Misericórdia e o deus mercado, a corrupção moral e ética da moral e da política, a compra de votos na democracia, entre outros.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns poetas de Nova Russas, que nunca mais escreveram livros poéticos?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, leu livros poéticos de Drummond, de Gullar, de Castro Alves e outros poetas brasileiros.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário