Em ano de eleição presidencial e de eleições gerais para vários cargos do Executivo e do Legislativo, se fala muito em pesquisas eleitorais. Entretanto, se fala muito em pesquisas mercadológicas e de avaliação de meios de comunicação radiofônica e da midia.
Resolvi falar das pesquisas sobre midia, notadamente da Pesquisa do Supermercado MARTMAG sobre quais são as rádios mais ouvidas e as rádios menos ouvidas de Nova Russas, em que a Timbaúba FM
foi considerada a Rádio FM mais bem ouvida, deixando uma pergunta questionadora: não seria melhor o MARTMAG por meio do seu principal executivo, Paulo Magalhães, contratar um Instituto de Pesquisa?
foi considerada a Rádio FM mais bem ouvida, deixando uma pergunta questionadora: não seria melhor o MARTMAG por meio do seu principal executivo, Paulo Magalhães, contratar um Instituto de Pesquisa?
Por quê?
Simples. Considero a Pesquisa MARTMAG mais uma enquete do que uma pesquisa de opinião pública. Feita apenas com seus clientes que votam nos cupons, qual rádio ou rádios mais ouvida. A rádio que ganhou (Timbaúba), ou a segunda colocada (Rádio Seara, com uma programação fraca totalmente voltada voltada para o gospel e para o meio evangélico), representam mesmo a maioria dos ouvintes que ouvem rádio.
A Rádio Timbaúba FM, governada pela ditadura familiar dos Pedrosa, até por ser comunitária, seu alcance não vai muito longe.
Sinal da Timbaúba FM, por ex., ela não é sintonizada após o açude Linhares, ou, na estrada via Ararendá, fica só o chiado após a ladeira da Piauí.
E a Rádio Seara´é escutada apenas por uma minoria evangélica, que não soma nem 20% da população novarussense.
Entendo que a Rádio Vale FM, que tem uma programação musical e até jornalística bem melhor, é a mais ouvida hoje.
Mas deixemos de lado. Até porque não é a resposta correta para a pergunta acima.
Não vamos trocar as bolas.
E a miha sugestão é que o empresário Paulo Magalhães (um cidadão de bem/trabalhador/bom caráter) contrate um Instituto de Pesquisas conceituado para, assim com bases estatísticas e de metodologia científica, fazer uma pesquisa bem mais real e concreta.
Fazer uma pesquisa real e não uma enquete apenas!
Pode ser o IBOPE, pode ser o DATAFOLHA. Poderia contratar também o Instituto de pesquisas da UFC. Ou qualquer outro instituto existente no Ceará, na região e até mesmo em Nova Russas, visando não apenas pesquisar as rádios mais ou menos ouvidas.
Poderia, ainda, se quisesse, contratar o Professor Reginaldo Silva como consultor de marketing e de pesquisas sobre assuntos diversos.
Poderia, assim, ampliar e melhorar a pesquisa. Pesquisando a capacidade intelectual e a ética dos profissionais de rádio, a qualidade da programação das referidas rádios, suas visões ideológicas.
Ou mesmo, internamente, ao MARTMAG, pesquisar o que os clientes acham do atendimento e de outros aspectos do referido supermercado.
As sugestões acima são para melhorar ainda mais as pesquisas MARTMAG.
Melhorar ainda mais as Pesquisas MARTMAG.
Poderoso na midia local...
Por conta de contratos que faz com as principais emissoras de rádio local (Timbaúba FM, Rádio Seara, Vale FM), o empresário Paulo Magalhães tem amplos espaços nos jornais radiofônicos (Jornal Seara
, Jornal da 104, Jornal da Vale). Pode falar na hora que quiser e o que quiser falar.
, Jornal da 104, Jornal da Vale). Pode falar na hora que quiser e o que quiser falar.
Não apenas falar! Mas também criticar duramente até mesmo o governo Rafael na Jornal da 104 (Timbaúba, rádio dos Pedrosa), como fez na questão da questão da defesa corporativa dos comerciantes contra o aumento do IPTU para alguns comerciantes da região central.
Ele não está errado. Ele é rico, tem dinheiro, comanda o maior supermercado da cidade, tem que falar mesmo, já que tem contrato.
Pode e tem muita força na midia radiofônica local. É o empresário com mais poder nas rádios locais.
Pensando nisso: vou pedir ao amigo Paulo Magalhães, já que o Luís Augusto só vive socado no seu escritório, que ele peça para o Luís Augusto deixar eu falar e acabar com a censura que ele me faz no Jornal Seara.
Acredito que o Paulo Magalhães vai conseguir.
Um tema sempre na memória...
Acho que faz um bom tempo. Teve o caso de um funcionário do MARTMAG que foi depositar um dinheiro do MARTMAG no Banco do Brasil e não depositou. Parece que fugiu do dinheiro, depois foi pego e preso e solto. Não foi demitido.Continuou trabalhando.
Empresário Paulo Magalhães tem o coração bom. Manteve o funcionário trabalhado. Parece que trabalha até hoje.
Não sei se foi feito inquérito policial ou se existe algum processo sobre o caso.
Entendo que deve ter sido arquivado.
Perguntar não ofende...
O Supermercado MARTMAG paga todos os direitos sociais e trabalhistas para seus funcionários?
Perguntar não ofende 2...
Que fim levaram alguns radialistas ditadores evangélicos, que não estão fazendo a cobertura da visita do bispo Dom Ailton a Nova Russas?
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex jogadores revelados no ex Campeonato MARTMAG de futebol soçaite?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde 1990, é cliente MARTMAG.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário