quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Segundas Notas Ciristas do Blog Profesor Tim para Ciro Gomes!

Notas Ciristas sobre os erros políticos de Ciro Gomes que podem não levá-lo ao 2º turno da eleição presidencial!
Acredito que já são duas as Notas Ciristas que escrevo sobre o presidenciável Ciro Gomes do PDT, mas a 1ª que analiso e falo dos seus muitos erros políticos. Notas Ciristas surgidas após a última pesquisa do IBOPE que coloca os extremistas Jair Bolsonaro (Direita/Extrema Direita) e Fernando Haddad, representando a intolerância ideológica do PT e do PC do B, no segundo turno da eleição presidencial.
O 1º erro crucial de Ciro GomesA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, terno, texto e close-up deriva de sua visão fechada, sectária. Coronelística de fazer política, que não é muito diferente dos seus adversários (Á Direita e à Esquerda), de se situar politicamente assim. É a questão do fechamento político. Assim explicando melhor: na visão política dele, tem que ter lado e ter radicalismo na defesa do lado em que se está.
Quem não está comigo, está contra mim. Não tem meio termo: 8 ou 80. Um exemplo foi na entrevista ao Jornal Nacional, quando respondendo à pergunta do Bonner sobre o Presidente Nacional do PDT, disse que Lupi tinha a confiança cega dele -mesmo sabendo que ele está respondendo a vários processos acusados de corrupção.
Isso também levou, no passado, na defesa que fez da intolerante feminista/ex presidenta Dilma, a chamar de ACM Neto de 'anão moral' e insultar outros políticos do Centrão/PMDB de corruptos e/ou de quadrilheiros. Uma motivação forte para que os partidos do Centrão (PR, SD, DEM e outros) não apoiassem sua candidatura presidencial pelo PDT apoiado pelo nanico Avante.
Tudo bem que o Centrão defende posições ideológicas diferentes do PDT e de Ciro, mas para ele prometer mundos e fundos para eles se coligarem. Primeiro: deveria ter pedido perdão de joelhos a ACM Neto e outros líderes pelos insultos do passado. Segundo: entregar o futuro dele para as lideranças de tais partidos. 
Não fez nada disso.
Preferiu se isolar no PDT e no nanico Avante. Isolamento no PDT porque a direita brasileira e os ricos do Brasil não aceitam e nunca vão aceitar o Nacional Desenvolvimentismo trabalhista e socialista do Partido de Brizola, que vem da tradição de Jango e de Vargas. O Nacional Desenvolvimentismo/nacionalismo econômicoA imagem pode conter: 1 pessoa, texto, que é o Estado, na visão Keynesiana, com participação da iniciativa privada, gerando industrialização e investimentos no campo, até mesmo tirando o nome sujo dos milhões de brasileiros do SPC.
Poderia ter flexibilizado seu Nacional Desenvolvimentismo e seu trabalhismo nas reuniões com os setores empresariais, mas não fez nada disso. Até aceito que a questão da Reforma da Previdência, que ele é contra com razão, não deve ser flexibilizada, mas outros pontos dão com certeza para serem flexibilizados.
Mais do que o erro de não flexibilizar é o de radicalizar na questão externa, como o de dizer que a Venezuela não é uma ditadura de Esquerda. Tudo que os Estados Unidos não são uma democracia, mas a Venezuela também não é. Sua posição teria que ser autônoma e independente, mas defendendo a auto-determinação dos povos na política externa.
Um erro grande dele é o provincianismo explícito. A maioria parte de sua equipe é do Ceará. Não quero dizer que os cearenses não ajudem Ciro. Não quero debater pelo viés do preconceito regional. 
Mas colocar Mauro Filho como principal economista de sua equipe de governo, não é um ato politicamente correto.
Seu guru econômico deveria ser um nome conhecido. Um ex ministro da Fazenda, um ex presidente do Banco Central, assim por diante.
Também deveria pedir os votos úteis dos eleitores de Alckmin e de Marina, que estão praticamente fora do 2º turno, para que ele, que reúne as melhores condições para vencer a direita fascista de Bolsonaro, possa ir para o turno final da eleição presidencial.
Nada fez nesse sentido.
O que faz é ainda ser um serviçal, um submisso do Lulismo e do petismo. Agora relembro que Ciro e Cid, em troca do Ministério da Fazenda do governo lésbico de Dilma Roussef, elegeu Camilo Santana governador do Ceará -que agora tenta ser o dono do Ceará, por meio de uma articulação política e aliança até mesmo com o Senador Eunício, eterno inimigo de FHC.
Camilo está aliado a Eunício Oliveira, que tem apoio total do presidenciável Fernando Haddad -que andou junto e pediu votos para ele quando da sua visita ao Ceará.
Submissão de Ciro ao PT vai custar sua vaga para Haddad no 2º turno. Já devia ter rompido com o Camilo e se aliado a Tasso.
São apenas alguns erros de Ciro Gomes que eu estou descrevendo como graves para ele não ir ao 2º turno, além do fato do Sistema financeiro/político/econômico (midia, bancos, grandes empresários, políticos conservadores etc.) não querem jamis Ciro no Planalto.
Estou apenas tentando acordar Ciro Gomes para que ele possa chegar ao 2º turno.
Um alerta de alguém que ele já chamou de 'juriti chumbada'!
Língua continua queimando Ciro...
Dizem que esse pedaço de carne, que é a língua, quando não é bem utilizada, acaba com qualquer um. É o caso da 'língua firina' do presidenciável Ciro contra políticos, empresários, profissionais liberais.
Ciro comparou os médicos a sal (branco, barato e tem em todo canto) e chamou o general Mourão, vice de Bolsonaro, de jumento de cargaResultado de imagem para fotos e e imagens de ciro gomes comparando médicos a sal
Chamou o governo Dilma de putaria política e foi racista com um vereador do DEM de São PauloResultado de imagem para fotos e imagens de frases contra ciro gomes.
Língua dele mais queimada do que nunca.
Ciro no Debate da CNBB...
Será hoje o debate da CNBB com os Presidenciáveis. Transmissão ao vivo da TV Aparecida.
CiroA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo pode ser novamente o melhor do debate, mas não pode defender a descriminalização do aborto.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns Ciristas radicais de Sobral?
É o novo...
Novarussense das antigas lembrando que, em 1986, Ciro Gomes fez um gol de pênalti no Estádio Mourãozão (Nova Russas).
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Um comentário:

  1. Participei do encontro político em Crateus onde aconteceu a irreverência contra a pessoa do blogueiro no caso da juriti chumbada. Porém, o comportamento de Ciro nessa campanha é muito mais deplorável do que o de Bolsonaro.Classificar alguém, da boca pra fora, de extremista, fascista como o fazem com Bolsonaro é não saber o significado desses termos.Mas o Ciro sabe o seu verdadeiro significado. Exagera quando faz referências ao próximo seja lá quem for. É o maioral. Ruim pra ser presidente da república. Bolsonaro é o melhor dos dois.
    Em tempo,Pimentel não concorre à vaga no senado porque cedeu pro Eunício, mediante acordo com os ferreiras.Em breve veremos o filme se repetir: como o Inácio e a Patricia, será laureado com um cargo vitalício nos conselhos de conta do estado.

    ResponderExcluir