quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Exercício de matemática eleitoral do Blog Professor Tim para o professor Reginaldo sobre votação de Jeová em Nova Russas!

Exercício de matemática eleitoral para dizer a Reginaldo Silva que Jeová Mota não repete a votação da eleição passada em Nova Russas!
Eleições proporcionais e majoritárias e matemática eleitoral (números eleitorais) tem sua razão de ser e de existir. 
Fazer matemática eleitoral sobre a possível votação do deputado Jeová Mota (candidato à reeleição pelo PDT)A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e texto para o professor Reginaldo Silva também faz muito sentido. 
O cidadão Reginaldo Silva é o principal guru político de Jeová Mota. Praticamente controla a agenda e articula alianças políticas para Jeová. 
É também especialista em fazer marketing político e estudioso de pesquisas/projeções eleitorais em nosso município.
Jeová, para quem não sabe, com apoio do grupo político do ex prefeito Gonçalo e da Prefeitura, somado os votos de seu prestígio/carisma pessoal, obteve cerca de 6.309 votos válidos do eleitorado local. 
Só que agora o ex prefeito Gonçalo, alegando razões pessoais, não vota mais em Jeová e sim no Queiroz para deputado estadual.
Vamos dizer que só aí o Jeová Mota tenha perdido cerca de 1.500 votos.
Sem votos da máquina da Prefeitura de Nova Russas, pois o prefeito Rafael vota Bruno Pedrosa, talvez o Jeová venha a perder mais de 1.500 votos.
O grupo político de Jeová é formado de vários vereadores, mas sem a força de eleições passadas. Vereador Antonio Carlos vota Jeová, mas sem seu principal captador de votos: Hélter da Padaria. Toinha do Capitão, que perdeu muito de sua liderança em São Pedro, é outra que não deve transferir muitos votos.
Paulinho Talegal tem uma boa força política, mas não se sabe seu pode de transferência de votos. E Hudson Guilherme é ligado politicamente a Marcos Alberto.
Dos suplentes, apenas Reginaldo Silva tem um relativo capital eleitoral.
Resultando que Jeová Mota perdeu muitos. Razão disso é que Jeová perdeu sua expressão nas festas e no fato de ter perdido a Prefeitura.
Mas ainda tem uma grande força eleitoral. Pode atingir de 3 mil até os 4.000 votos.
Espero que o professor Reginaldo também faça sua matemática eleitoral.
Fortalecido na reta final...
A desistência de Lia Ferreira Gomes, irmã de Ciro na disputa para a Assembleia, melhorou bem para Jeová Mota. Recebeu a adesão do prefeito de Reriutaba, Osvaldo Neto. Já em Ocara, por intermédio de Cid Gomes, Jeová Mota recebeu o apoio de dois ex prefeitos, do vice prefeito e do Presidente da Câmara.
Fatos fortalecem uma possível reeleição de Jeová.
Perguntar não ofende...
E o Miguel Pedrosa, que não tem um cargo comissionado no governo Rafael, vai votar mesmo em Bruno Pedrosa para deputado estadual.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex cabos eleitorais da eleição passada?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde 1990, é liderado politicamente por Jeová Mota.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário