segunda-feira, 12 de novembro de 2018

1º Artigo-Tese do Blog Professor Tim sobre a Sociologia-Antropoogia dos mortos no cemitério solar eterno!

1º artigo-tese sobre Sociologia e Antropologia dos morto no Cemitério Solar Eterno! 
Da citação de Gênesis, "de que o Homem veio do pó e ao pó voltará", é milenar a cultura humana de se enterrar seus mortos em cemitérios desde o Egito, passando pela Europa até Nova Russas.
Os novarussenses que perderam entes queridos enterram e veneram seus mortos no Cemitério Solar EternoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, nuvem e atividades ao ar livre, em torno de muitas místicas, dogmas sagrados e religioso, teologias da salvação eterna das almas para o Céu.
É o que vai explicar o 1º artigo-tese da sociologia-antropologia dos mortos sobre o tema.
Preâmbulo sobre ritual e ritualística dos enterros na cidade dos mortos...
O cemitério Solar Eterno tem milhares de mortos ali enterrados em túmulos diverosA imagem pode conter: atividades ao ar livre. É a cidade dos mortos com seus rituais e suas ritualísticas nos enterros.
A cabeça do morto deve ser enterrada virada para o nascente (onde Deus fez nascer o Sol) e os pés para o poente -onde o Sol se póe. 
Mais. Deve amarrar o corpo do morto [nos pés] com cordões ou cordas  para a alma não fugir para lugar incerto ou não ser condenada antecipadamente. 
Outra regra ritualística é abrir os caixões antes de se colocarem os caixões nas sepulturas/túmulos. Para que os parentes dos mortos possam vê-los pela última vez, chorando, dizendo que nunca mais verão seus entes queridos e a morte como fim de tudo.
Mesma ordem social dos vivos...
O cemitério Solar Eterno também estabelece a divisão social entre ricos e pobres. Logo na entrada, são vistos túmulos luxuososA imagem pode conter: atividades ao ar livre de mármore e de azulejosA imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre, demostrando com os túmulos em cova rasa dos mais pobres e dos mais humildes.
"Combati o Bom Combate"...
Mais importante liderança católica da história de Nova Russas e importante no progresso social e da economia do nosso município, o Padre-Monsenhor Leitão Russas, Padre Leitão está enterrado num belo túmulo de mármore com a frase lapidar/mensagem profética de São Paulo:
 "Combati o bom combate"A imagem pode conter: atividades ao ar livre.
Ao pó da Terra literalmente...
Na estratificação e na divisão social dos mortos no Cemitério Solar Eterno, os pobres são sepultados com os amigos e parentes jogando terra simbolicamente, em covas rasas com cruzes de madeiraA imagem pode conter: pessoas em pé e atividades ao ar livre ou ferroA imagem pode conter: pessoas em pé, planta, atividades ao ar livre e natureza
Situação explicada porque os pobres aceitam a morte de maneira mais natural e acreditam mais de que são apenas pó e ao pó voltarão, até porque a ordem econômica capitalista não permitiu que eles fosse mais do que isso.
Produtos da mãe terra e essenciais, como a água, as floresA imagem pode conter: flor e outros são colocados nos túmulos.
Desejos subjetivos nos túmulos...
É desejos dos mortos que nos seus túmulos sejam eternizados aquilo que eles mais gostavam de fazer durante suas existências no plano terreno. 
Túmulo do cidadão Valdemir Vieira de Sousa, o Baião, que foi brutalmente assassinado, expressou muito bem isso.
Tinha dois gostos principais. Gostava de cavalos e de tatuagensA imagem pode conter: 1 pessoa, como estão simbolizados e estilizados em seu túmulo bem famoso.
O segurança Luiz CarlosA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Luiz Carlos, pessoas em pé e atividades ao ar livre, morto por alguns membros do Cotar, tem uma foto com a vestimenta dele como profissional de segurança privada.
A jovem IranyA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, que foi assassinada, tem uma foto dela com os intrumentos profissionais de enfermeira -que era a profissão dela em vida.
Família unida na vida e na morte...
Tem mais. A morte não é um fenômeno que separa as famílias para sempre. Pode até separar temporariamente, mas com o tempo e as mortes sucessivas as famílias voltam a se unir no cemitério Solar EternoA imagem pode conter: pessoas em pé, planta e atividades ao ar livre.
Muitos túmulos possuem fotos de de pais, de irmãos e de parentes próximos. Simbolizando a união familiar no Céu e na Terra.
Símbolos religios do catolicismo popular....
Catolicismo de uma relação direta dos católicos com seus santos. É o catolicismo popular que inspira os parentes dos entes queridos enterrados.
A colocarem fitinhas, rosários e imagens de São Francisco e de santos populares nos túmulos.
Visando alcançar a salvação das almas dos seus entes queridos.Mais precisamente os símbolos e simbologias do catolicismo popular.
Também na crença do catolicismo popular, acredita-se que algumas tenham sede porque os mortos morreram sem beber água. Daí se colocarem garrafas com água para as almas beberem.
Médicos de almas milagrosas...
As almas dos dois mais geniais médicos da nossa história, o Dr. Osvaldo Martins e o Dr. EvangelistaA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, flor, planta e atividades ao ar livre estariam obrando milagres.
Em seus túmulos são acendidas velas rogatóriasA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado e deixados ex votos (representações simbólicas de partes dos corpos)A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre em que ocorreram os milagres que suas almas alcançaram para quem rogou.
Simbologia cigana na morte...
Considerado povos nômades em que a fronteira é o Planeta sempre aberto, desde o surgimento deles na Índia até a expansão das fronteiras na Rômenia [Leste da Europa], os ciganos não deixam de ter um túmulo. 
Túmulo dos ciganos é cheio de jóiasA imagem pode conter: atividades ao ar livre, de brinquedos, miçangas, de pratas,  de objetos diversos adorados pela ciganada e seus mais diversos grupos: Giron ou Kalon etc.
Cruzeiro de todas as almas...
As velas acesas no Cruzeiro sagradoA imagem pode conter: fogo e comida lembram o culto ao fogo, ao Sol (antiga divindade) e um sonho de que as almas serão iluminadas e purificadasA imagem pode conter: pessoas em pé, fogo, céu, atividades ao ar livre e comida para saírem das trevas do inferno. 
No dia de finados, neste local do cruzeiro, milhares de pessoas acendem velas e rezam pelas almas milagrosas ou almas penadas dos seus mortos. 
Epitáfio Existencialista...
O comerciante José Felipe de Araújo foi um dos nossos maiores comerciantes e uma das nossas mais expressivas personalidades.
Seu epitáfio é bem existencialista, acreditando na vida eterna na própria Terra:A imagem pode conter: 1 pessoa, céu
Nem a morte os separou...
O casal enterrado no presente túmulo, como mostra a fotografia, expressa uma característica básica nos casais, dentro do casamento monogâmico do amor eterno. 
Refletindo que o amor conjugal e a família são inseparáveis, mesmo após a morteA imagem pode conter: 2 pessoas
Uma tese: quando um membro do casal morre, se forem apaixonados, o outro morre pouco tempo depois.
Para juntos continuarem sua grande paixão no Céu.
Devoção mariana dos mortos...
Por ser Nova Russas abençoada pela Padroeira Nossa Senhora das Graças, é forte o movimento mariano dos mortos.
Em alguns túmulos, há fotografias com as pessoas trajando o hábito sagrado de Nossa SenhoraA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore e atividades ao ar livre. Buscando no Céu a vida mariana que tiveram na Terra.
Especialmente os anjinhos e crianças vestidas com trajes marianos.
É o novo!
Sujeito lembra que, em 1926, acompanhou o enterro, dentro de uma rede, do finado Cesário Patrício?
Túnel do tempo...
Que fim levaram as os caixões de anjinho do cemitério solar eterno?
________________________________
Colunista e autor do artigo-tese: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário