quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre a nova guerra fria entre EUA-RÚSSIA!

Conflito bipolar da guerra fria retomado no Leste Europeu!
A Guerra Fria entre Estados Unidos (capitalista) versus União Soviética (socialista, hoje Rússia) durou mais de 50 anos, até acabar no acordo Reagan-Gorbachev, mas parece ser retomado. 
Por causa da apreensão de três navios ucranianos na área marítima do Estreito de Kerch e do Mar de Azov, que ficam na Crimeia (hoje uma área da Rússia, anexada em 2014 da Ucrânia), levantou a cortina de fumaça entre Moscou e Washington, digo melhor: Putin versus TrumpResultado de imagem para FOTOS e IMAGENS DE PUTIN VERSUS TRUMP.
A região da Crimeia não é a única região da nova guerra fria (ou quente) entre Estados Unidos e Rússia -considerados os dois impérios mais armados e mais fortes da Terra. Na Síria, a Rússia aliada ao Irão são os principais aliados do presidente Assad contra uma invasão dos Marines dos Estados Unidos. Não fosse a presença da Rússia na Síria, o presidente sírio já teria sido derrubado e assassinado pela CIA.
Se antes era Cuba, agora é a Venezuela a principal aliada da Rússia na América do Sul contra o imperialismo inaque, como assim o presidente Maduro se expressa. A Venezuela bolivariana vem comprando aviões, mísseis e fuzis diversos da Rússia de Putin.
Resta saber como Brasil de Bolsonaro vai reagir a isso!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário