quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre os 129 anos da falsa República no Brasil!

Análise dos 129 anos da falsa República no Brasil: de Deodoro a Bolsonaro!
Diferente da genética republicana da Roma antiga, a República no Brasil não é tão verdadeira assim. Surgiu sob a espada e as baionetas do Marechal Deodoro derrubando a monarquia parlamentarista de Dom Pedro II (Pedro Banana) e da Princesa, no 15 de novembro de 1889 -fazendo, assim, cerca de 129 de existência.
Fugiu a Proclamação da República brasileira da teoria fundamental republicana de que foi criada e como fim nos ideais republicanos:
"Governo do povo, para o povo e pelo povo na formalização igualitária dos cidadãos rumo à cidadania dos brasileiros e das brasileiras".
Os ideais republicanos de um sistema político de eleições livres e temporárias para trazer a igualdade social e econômica, desenvolver o Brasil e buscar a Ordem e o Progresso, como ideário foi do Positivismo republicano, nunca foram cumpridos. 
Ainda na República Velha dos coroneis e das oligarquias, as eleições eram fraudadas no cacete e no 'bico de pena'.
A República Velha foi derrubada pelo golpe tenentista que colocou Getúlio Vargas no poder por 15 anos, inclusive, no meio do tempo, com a instalação da ditadura do Estado Novo sucedido pela ditadura militar de 1964 -que durou longos 21 anos de torturas, de censura e de execuções sumárias de presos políticos nos tribunais de exceção.
De ditadura de ditadura, a República no Brasil nunca foi do povo, para o povo e pelo povo. Nunca foi uma coisa pública. Nunca republicanizou com a população brasileira os valores morais e éticos republicanos. 
Foi mais uma república de oligarquias e dinastias corporativas e ditatoriais.
A nossa república está não republicana nas eleições viciadas dos votos comprados (não permitindo o livre exercício do voto), na corrupção dos políticos e dos empresários na Lava Jato, nos interesses corporativos de setores oligárquicos, na violência repressora do Estado contra os mais pobres, no controle da midia e dos meios de comunicação etc.
E é será sempre assim.
Seja de Deodoro a Bolsonaro!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário