terça-feira, 6 de novembro de 2018

Artigo-tese do Blog Professor Tim sobre a eleição da Presidência e da Mesa Diretora da Câmara de Nova Russas!

Autismo político e legislativo de Luís Augusto e de Reginaldo Silva na análise da eleição da Presidência e Mesa Diretora da Câmara de Nova Russas!
O professor Reginaldo Silva, editor-chefe do "site" (Ceará Notícias) e o apresentador âncora do evangélico Jornal Seara (Luís Augusto), dois amigos de longas datas na midia
Luís Augusto e Reginaldo SilvaA imagem pode conter: 3 pessoas, área interna (no Jornal Seara e no site Ceará Notícias) fizeram análises da eleição da Presidência e da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Nova Russas -prevista para acontecer no próximo 10 de dezembro e mandato de 1 ano apenas.
Suas análises não passaram de um autismo político e legislativo.
Totalmente fora da realidade política e legislativa porque eles vivem fora da realidade da Câmara. Luís Augusto, no máximo, durante a atual Legislatura, não assistiu a mais de 5 sessões ordinárias, apenas com o fim de gravar trechos das falas para exibir no Jornal Seara.
Já o Reginaldo Silva vive mais atualmente em Fortaleza do que em Nova Russas. Quer analisar a disputa da Câmara a partir dos corredores da Assembleia, onde passa a maior parte do tempo. É outro que não vem assistir as sessões plenárias para melhor analisar.
Suas análises não foram nada boas.
Agora passemos a analisar a eleição da Câmara.
Primeiro de tudo. O bloco do governo Rafael Pedrosa tem 8 vereadores e o atual presidente, vereador Teixeira não pode, por questões regimentais de já presidente de um mandato anual, é o único que não pode disputar a Presidência, mas poderia ficar num dos outros (três) cargos da Mesa: vice presidência, 1ª e 2ª secretarias.
Segundo. Alguns vereadores do bloco governista admitem suas pré-candidaturas: Marcelo Evangelista, Denílson, Chiquinho Diogo, Adalberto Filho, Socorrinha Holanda. A pré-candidatura de Denílson, que é o decano e um vereador inteligente, tem restrições e oposições tanto de vereadores governistas quanto da oposição pelo estilo político não muito conciliador que ele adota.
Chiquinho Diogo, em tese, poderia ser um candidato potencial, caso seja o consenso no bloco do prefeito e fosse apoiado por Rafael. Teixeira fecha 100% com ele, mas há vereadores governistas que não fecham com ele. Já a oposição poderia querer Chiquinho Diogo como apoiador, mas não como cabeça de chapa.
Socorrinha Holanda seria um erro muito grave o prefeito apoiá-la novamente. Socorrinha seria a defesa radical do governo do próprio filho. Não ficaria bem Socorrinha comandando o Legislativo em que o Executivo é o próprio filho. Esse filme já foi visto com Emília Diogo no governo do cunhado.
Os mais fortes pré-candidatos do governo Rafael são Adalberto Filho e Marcelo Evangelista. Adalberto Filho pelo fato, segundo dizem, de já ter cedido duas vezes a Presidência, como fez em relação a Teixeira. Há uma tendência de que Adalberto Filho tenha os votos de Izabel Moura, de Socorrinha Holanda, de Denílson, de Rejane Tavares, de Denílson. 
Marcelo Evangelista, hoje o vereador com influência na sociedade novarussense, é um nome muito forte e que tem apoio nas duas bancadas da Câmara. Transita bem entre vereadores governistas e oposicionistas. Poderia ser um candidato imbatível, caso seja consenso.
Se Adalberto Filho não viabilizar sua candidatura dentro do bloco governista, Marcelo é o nome que surge para vencer a eleição., pois teria os votos de Adalberto (formou um pacto) e de Izabel -casada com um primo dele. E os 5 votos dos vereadores de oposição, liderados pelo deputado federal Júnior Mano.
Marcelo, repito: é um candidato muito forte à Presidência da Câmara por seu pragmatismo e sua independência política e legislativa.
Quanto ao bloco liderado por Júnior Mano, também terá candidato ou candidatos. Os seus cinco vereadores estão unidos e coesos, independente de quem seja lá o candidato. Os nomes dos vereadores Paulinho Talegal, Antonio Carlos e Toinha do Capitão seriam os mais fortes.
Paulinho Talegal é o nome mais forte, por conta das vinculações políticas e familiares com o ex prefeito Acácio -que tem influência sobre os votos dos vereadores Rejane e Denílson.
Mas tudo isso é especulação. A decisão da eleição da Câmara só na semana da eleição.
Melhor aguardar o dia 10 de dezembro!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário