sábado, 17 de novembro de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre a disputa interna na base aliada do prefeito Rafael pela Presidência da Câmara!

Aumenta a disputa interna pela Presidência da Câmara na base aliada do prefeito Rafael: Adalberto Filho versus Chiquinho Diogo!
Só em Nova Russas e em pouquíssimas cidades brasileiras o mandato do Presidente do Poder Legislativo é de 1 ano apenas e o voto é nominal e aberto. 
Essa jabuticaba legislativa novarussense não tem sido nada boa para o chefe do Poder Executivo, Dr. Rafael Pedrosa, que vê sua base legislativa se arranhando e em conflito na disputa pela Presidência da Câmara: formada por 13 vereadores, sendo que 8 são governistas.
Pois é. Aquilo que era um consenso e de um acordo nascido na eleição do Presidente Teixeira (2017) para que o vereador Adalberto Filho (DEM)A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Adalberto Filho, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas sentadas fosse o Presidente, ainda não está nada certo. 
Há uma tendência de que o vereador Chiquinho Diogo (PRTB), cujo principal padrinho político dele é o prefeiturável Gonçalo Diogo, de que ele entre na disputa presidencial do Legislativo.
A articulação política para que Chiquinho DiogoA imagem pode conter: 1 pessoa, em péseja candidato tem os apoios dos vereadores Denílson, um dos mais experientes e dos mais capacitados para o exercício da atividade legislativa, e do próprio Presidente Teixeira. Formando um trio de vereadores consolidado em torno do projeto presidencial de Chiquinho.
Mas Adalberto Filho continua o franco favorito. Adalberto Filho só não será o futuro presidente da Câmara, se não quiser. Tem apoios de vários vereadores. Os motivos são os mais variados. A vereadora Izabel Moura vota nele por razões familiares (casada com um primo dele: Noquinha Evangelista). Vereador Marcelo Evangelista, também pelo parentesco, se não for candidato, também vota nele.
As boas relações com o ex prefeito Acácio, que teve no pai de Adalberto Filho (liderança Adalberto Tavares) seu vice prefeito, garante ao professor Adalberto Filho o voto da vereadora Rejane. 
E a vereadora Socorinha Holanda, pelo apoio que ele dado ao governo do seu filho, é outra a referendar o nome do educador para presidir a Câmara.
Pelo parentesco que ele tem com a mãe de Júnior Mano, não haveria dificuldades da eleição dele também pela base de oposição.
Até mesmo os vereadores Chiquinho, Denílson e o Teixeira poderiam votar nele, caso cheguem a um acordão consensual.
Pelo visto o problema do Adalberto Filho é só o fogo amigo da base aliada.
Mas dá para apagar até o dia 10 de dezembro!
Tabuleiro de xadrez da eleição da Câmara...
São 13 vereadores que sabem jogar bem no tabuleiro político da eleição da Câmara. Vão jogar bem e todos podem disputar a Presidência, com exceção do presidente Teixeira. 
Poucos vão disputar a futura eleição presidencial para a sucessão do presidente Teixeira. Talvez, no máximo, dois candidatos. 
Governo tem 8 vereadores (em tese) e a oposição tem 5 vereadores fechados 100% em torno de um projeto de disputar e ganhar a Câmara, sob a liderança de Júnior Mano. Mas é possível que possa haver alguma aliança entre os blocos. Adalberto Filho, caso queira, poderia ter apoio dos cinco de oposição ocupando os outros cargos: vice, 1º/2 secretários.
Ou seja: oposição votaria em Adalberto e indicar os outros cargos da Mesa.
Mas a oposição terá candidato a presidente, podendo, com a força de Júnior, trazer dois vereadores do lado de lá.
Outras opções. Se dois vereadores do governo aderissem à oposição, o candidato apoiado por Júnior Mano venceria a eleição.
Há quem também fale na solução Socorrinha Holanda, que seria um estratagema do guru político Washington Pedrosa, para colocar um ponto final na disputa entre Adalberto Filho e Teixeira. Mas teria rejeição tal candidatura. A própria base não aceitaria que Socorrinha fosse a presidenta e ao mesmo tempo a vice prefeita -por causa do fato de que Júnior Mano será candidato a deputado federal.
Tudo pode acontecer até o dia 10 de dezembro!
Só lembrando...
Algumas contas reprovadas de um ex prefeito podem chegar à Câmara.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex presidentes da Câmara?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1983, o Presidente da Câmara era o Tiago.
_________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário