sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Coluna do Blog Professor TIm sobre a eleição da Câmara e fatos da sessão passada!

Defendo que a bancada de oposição na Câmara vote em Adalberto Filho Presidente da Câmara!
Não vejo como possível uma vitória da bancada de oposição na Câmara de Nova Russas, com apenas 5 vereadores, na eleição da Presidência e dos demais cargos da Mesa Diretora. 
Ponto de vista que me leva a sugerir que os vereadores da bancada de oposição (Antonio Carlos, Paulinho Talegal, Toinha do Capitão, Pedro Lira e Hudson Guilherme) votem no candidato do DEM à Presidência: Adalberto FilhoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna.
Tudo por questão de inteligência e de estratégia política. Como não dá para vencer Adalberto Filho, vota-se nele para ele ter os 13 votos da Câmara -o que seria um fato político dos mais positivos para a harmonia e a união do Poder Legislativo. Votando em Adalberto Filho, a oposição também teria vez em sua gestão de mandato de apenas 1 ano.
Isso já aconteceu em outros municípios. Determinados candidatos a Presidente tiveram os votos de vereadores do governo e da oposição. Isso faz com que o candidato vencedor passe a ter uma consciência maior do que ele é o legítimo representante do Legislativo e não do Executivo.
Não é apenas isso. Ao decidirem votar em Adalberto Filho, os 5 de oposiçãoA imagem pode conter: 3 pessoas, tela e área interna podem pedir em troca disso a participação num dos cargos da Mesa Diretora
Oposição poderia ficar com a vice presidência, cargo em que a vereadora Toinha do Capitão (MDB)A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela e área internaseria uma ótima opção -por ser uma vereadora de lutas e de coerência política.
Os demais cargos ficariam com veradores governistas, no caso a 1ª e a 2ª secretarias. O que seria normal na justa distribuição de cargos da Mesa na proporção do tamanho das respectivas bancadas, até porque seria uma votação consensual no presidente eleito.
Um outro detalhe. Votando-se nele seria mais fácil contar com voto na eleição presidencial do próximo ano, que será a mais disputada -em que os nomes dos vereadores Chiquinho Diogo (PRTB) e Socorrinha Holanda (PDT) seriam possíveis candidatos do governo Rafael e teriam uma disputa muito difícil contra o possível candidato de oposição.
Não há outra saída para a oposição. Ou vota em Adalberto, ou vai apenas cumprir tabela com uma chapa apenas para disputar e perder.
Espero que o deputado federal Júnior Mano entenda que a minha sugestão é a mais politicamente correta e oriente também da mesma forma.
Eleja Adalberto agora e deixe a disputa para 2019.
Que o G-5 vote em Adalberto Filho!
Voto eletrônico...
Com a inauguração do painel eletrônico, os votos dos 13 vereadores serão eletrônicos nas votações dos Projetos (Lei), das mensagens, das indicações, das moções e outros meios legislativos da Câmara. É o Poder Legislativo na era digital da informatização e da eletrônica.
Mas o presidente Teixeira não pode se atrapalhar na hora de votar no voto minerva.
Sessão quente no painel eletrônico...
Não foi nada morna sessão da Câmara. Assuntos quentes e polêmicas foram marcantes. Criticas e elogios ao superintendente do SAAE, Jamil, por vereadores de oposição e do governo. Atraso nos pagamentos dos garis e de outros servidores por parte de empresas terceirizadas.
E a questão das cirurgias e atendimentos médicos que precisam ser referenciados em Crateús antes de chegarem a Sobral, o que provoca graves problemas aos pacientes, até mesmo podem levà-los a óbito.
Sem voto no painel...
Como não estavam presentes, os vereadores Paulinho Talegal e Izabel MouraA imagem pode conter: 3 pessoas, tela e área interna não votaram nos votos testando o painel eletrônico.
Cochichos...
Vereadores Pedro Lira e MarceloA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tela, sala de estar e área interna foram vistos cochichando durante sessão legislativa. O que eles falaram? Não dá para saber nem com linguagem visual.
20 minutos no painel...
O tempo de fala na tribuna é de apenas 10 minutos, mas alguns vereadores falaram 20 minutos, por alguns cederam seus tempos para eles. Casos de Antonio CarlosA imagem pode conter: 2 pessoas, tela e área interna, de Hudson GuilhermeA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna, de Marcelo e do vereador Denílson.
Túnel do tempo...
Que fim levaram os membros do MBL, que não foram à sessão passada?
É o novo...
Eleitor lembrando que, desde 1992, vota nos Adalberto para vereador.
_______________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário