quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Editorial condenando selvagerias e barbáries nas cadeias da região!

Editorial: barbárie e selvagerias nas cadeias e presídios contra presos violam violam o Estado de Direito!
As graves agressões e violências físicas próprias de uma  tentativa de homicídio contra a presidiária Maria de Sousa Morais, a Mônica, na cadeia pública de Crateús, presa após condenação de 17 anos pelo Tribunal do Júri de Tamboril, sob a acusação de ter praticado infanticídio (matou o próprio filho ao lado do seu companheiro), representam um estado selvagem e de barbarismo típico do período medieval.
Segundo o Dr. Valdônio Costa,  advogado da presa vítima do barbarismo de outras presas, Mônicachegou a desmaiar das agressões violentas e só não foi morta por causa da rápida ações dos agentes penitenciários, que chegaram a tempo de evitar o pior.
O motivo das outras presas tão delituosas e criminosas quanto Mônica, terem agredido a referida presa da forma violenta e quase mortal, é o chamado código criminoso  dentro dos presídios. 
De fazer justiçamentos contra réus presos acusados de graves crimes hediondos contra as crianças e as mulheres, como são os casos de infanticídios e de estupros.
Uma espécie de código criminoso para fazer média com a opinião pública manipulada pela midia policialesca. Dizer que os crimes que elas cometeram são menos brandos e menos violentos do que os praticados pelos justiçados da maneira selvagem de fazer justiça com as próprias mãos.
Vão se catar, suas criminosas!
Isso é uma regressão ao Estado natural da guerra de todos contra todos, previsto por Hobbes. Um atentado contra o Estado Democrático de Direito, como foram as agressões contra Mônica -que eu conheci aqui em Nova Russas e não tinha um comportamento tão psicótico e criminoso como dizem.
Está mais do que na hora dos juízes corregedores, do Ministério Público e de outra autoridades fazerem cumprir a Lei de Execuções Penais, que é o cumprimento mais humanizado das penas. Colocando presos dos chamados crimes hedindos no seguro e sob proteção e custódia do Estado, para se evitar linchamentos e mortes violentas deles -como foi o caso do mototaxista (Farinha Seca) brutalmente agredido dentro de uma cadeia em Tamboril, vindo a morrer dias depois em Sobral.
Chega de barbárie e selvageria contra ospresos!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Um comentário: