sábado, 10 de novembro de 2018

José Matos postou um texto dos mais racionais sobre o suicídio de pastores, que revela uma certa fraqueza espiritual deles.

SUICÍDIO DE PASTORES
Chamou atenção da Comunidade Evangélica de Brasilia os suicídios de 6 pastores nesse início de ano. Um deles reclamou da falta de visitas, de apoio dos amigos e colegas de ideal. Embora grave, isso não é motivo para suicídio porque devemos amar e sermos gratos sem cobrar amor e gratidão de ninguém. Amor é o bem do outro quando não espero retorno e nem recompensa material ou simbólica. Diante de tão grave conduta, as coordenações religiosas, em geral, precisam pensar seriamente no aperfeiçoamento da formação dos seus guias. Formação de pastores, padres e freiras que ignora a psicologia do autoconhecimento e comportamento precisa ser revista com urgência.
Jesus, usando como exemplo o apóstolo Pedro, o comparou a uma rocha onde sua Igreja seria assentada. Pedro é o símbolo da fortaleza que todo guia religioso deve ser. Os requisitos mínimos são: SINCERIDADE NAS RELAÇÕES, VONTADE FIRME, HUMILDADE E SOLIDARIEDADE. Atuando, o guia deve desenvolver: SENTIMENTO DE UTILIDADE, DIGNIDADE E GRATIDÃO. Com esse alicerce vem o prazer de servir e alegria de viver até que torne-se o mesmo na doença e na saúde, na carência e na fartura como ensinou o Apóstolo Paulo. O guia deve conscientizar-se que a vida de ministro é um processo de consciência de si, observação de si e aperfeiçoamento constante: HOJE MELHOR QUE ONTEM E AMANHÃ MELHOR QUE HOJE. É isso que os psicólogos chamam de crescimento, e os Mestres do Oriente o chamam de acordar, despertar, evoluir. Alguns desenvolvem uma boa oratória, decoram capítulos e versículos, disso se orgulham, se envaidecem, e perdem a noção de si. HUMILDADE SEMPRE. A humildade de Gandhi: "EU SOU APENAS O BARRO NAS MÃOS DO OLEIRO".
Religião é coisa muito séria. Não é comércio. Não é prática para criar ilusão. É meio para levar o homem de volta a Deus. Somente pessoas vocacionadas devem buscar tornar-se guias. "BUSQUE O REINO DE DEUS E SUA JUSTIÇA E TUDO O MAIS SERÁ DADO DE ACRÉSCIMO".
José MatosA imagem pode conter: 1 pessoa - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário