A principal obsessão dos pobres e do proletários é a busca da riqueza individual. Erradas as teses de Karl Marx e da Esquerda revolucionária de que os proletários e os pobres (excluídos sociais ou exército industrial de reserva) se uniriam e tomariam o poder político e econômico por meio da lutas de classes da revolução social e da violência ideológica -parteira da Humanidade para criar o Homem novo.
Não adianta o discurso marxista de que os pobres proletários se unirão para tomar o poder e implantar o socialismo via comunismo. Ledo engano.
Os pobres querem é ficar ou parecer ricos
. O proletário quer ser dono da empresa em que é operário, o bancário quer ser dono do banco onde trabalha, o agricultor quer tomar as terras do patrão.
. O proletário quer ser dono da empresa em que é operário, o bancário quer ser dono do banco onde trabalha, o agricultor quer tomar as terras do patrão.
Até mesmo a Esquerda quando chega ao poder, como foi o caso do PT e de Lula, se aburguesou. Envolveu-se em corrupção para ficarem ricos. Abandonou a ideologia proletária.
Mesmo que a Igreja Católica diga e repita que é mais fácil um camelo entrar num buraco da agulha do que um rico avarento entrar no Céu, os pobres e os remediados católicos não acreditam muito nisso. Sempre estão querendo ficar ricos, sejam quais formas for, até mesmo tentando ficar milionário na mega sena de Natal ou até mesmo participando de grupos criminosos de assaltos a bancos.
#A busca constante da pobreza humana é pelo Eldorado jorrando moedas de ouro. O culto ao Bezerro de Ouro dos hebreus proletário foi o exemplo máximo".
Os milhões de garimpeiros pobres em Serra Pelada, formando o maior formigueiro aurífero do mundo ocidental, simbolizou bem que a conquista da riqueza faz parte de uma obsessão.
Não à toa. Também. Que as pessoas pintem suas casas de amarelo
como sinal e sonho de serem ricos e trazerem a sorte da riqueza.
como sinal e sonho de serem ricos e trazerem a sorte da riqueza.
Pobreza é coisa do cão, é costume ouvir isso. Quem gosto de pobreza e lixo é intelectual, bradou o carnavalesco Joãozinho Trinta. Frases que nos levam ao imaginário do pobre fugir ou querer fugir sempre da pobreza. A fuga da pobreza para fugir da morada dentro da lama, para fugir da doença sem o remédio que só o dinheiro compra, para escapar da cadeia, para não morrer antes do tempo.
Um imaginário que traz outro imaginário. Fugir da pobreza para fugir da morte e do medo de morrer antes do tempo. E a fuga da pobreza se dá em ganhar dinheiro. Corrigindo: ganhar muito dinheiro. Dinheiro é o símbolo maior da riqueza e compra quase tudo, até mesmo a felicidade. Falcão cantou: "A burguesia fede, mas tem dinheiro para comprar perfume".
Tudo isso pelo desejo subjetivo de ficar rico e mais rico quanto puder. A medida do ter nunca enche, dizia minha avó.
O programa do Sílvio Santos faz tudo por dinheiro e riqueza. As pessoas são capazes de qualquer coisa por dinheiro: vender um dos dois rins, matar o semelhante (pistoleiro), passar a vida inteira procurando desenterrar botijas, vender seus corpos para programas sexuais (prostitutas), renunciar ideologias sindicais (sindicalistas que se vendem para o poder político) etc.
Uma frase da filosofia popular resume bem a vontade humana de não combater a pobreza e ficar do lado da riqueza:
Os pobres preferem sonhar com a riqueza do que viverem na pobreza absoluta.
Melhor sonhar rico do que viver pobre!
__________________________________________
Autor da Dissertação: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário