sábado, 8 de dezembro de 2018

Editorial do Blog Professor Tim condenando a destruição do nosso patrimônio histórico!

Editorial: Destruição do patrimônio histórico e a morte da história de Nova Russas!
A destruição de uma casa histórica em pleno centro residencial e no quadrado sagrado de Nossa Senhora das Graças, que pertenceu ao comerciante Martiniano Martins e onde morou a grande cidadã Anísia (hoje morando no Céu)A imagem pode conter: atividades ao ar livre e hoje faz parte dos investimentos imobiliários de um determinado grupo comercial capitalistaA imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre, para ali ser construída uma "moderna" clínica, praticamente fere de morte o patrimônio histórico e a própria de nossa cidade.
A casa destruída foi construída no Século XX e tinha uma arquitetura clássica/colonial/Art Decó e outrasA imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre, era uma das mais majestosa e exuberantes do nosso patrimônio imobiliário histórico do nosso centro. Uma belísima residência que já teve várias e importantes funções na vida social, econômica, histórica e cultural de Nova Russas.
Trata-se, nesse caso, de um atentado contra a história e o patrimônio cultural dos novarussenses.
Uma sandice histórica de novos empresários que, sem uma visão histórica, e apenas com o desejo de destruir o passado para construir o presente, acabam por destruir nossa memória arquitetônica para sempre no presente e no futuro.
Lembro-me: povo sem passado é povo sem presente e sem futuro.
Resta apenas alertar o Poder Legislativo, o prefeito Rafael para salvar o resta do nosso casario histórico e secular. A casa onde morou o Augusto AbreuA imagem pode conter: nuvem, céu, casa e atividades ao ar livre, na Rua Manoel Peixoto, precisa ser restaurada e conservada, pois está deteriorada e em péssima condições.
Mesma forma o casarão antigo onde funcionou a Biblioteca Municipal, que hoje pertence ao comerciante Luiz FilhoA imagem pode conter: casa e atividades ao ar livre.
Conservado está o prédio que pertenceu ao comerciante João Arrais e que foi vendido ao Supermercado MARTMAGA imagem pode conter: atividades ao ar livre,  cosntruído em 1927, esperando-se que seja conservado em sua totalidade.
A solução para isso seria um Mensagem do Executivo aprovada na Câmara tombando o nosso patrimônio em parceria com o IPHAN.
SOS para o nosso patrimônio histórico.
Antes que seja destruído totalmente!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário