sexta-feira, 22 de março de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre a sessão em que Socorronha Holanda como presidente interina!

Socorrinha Holanda comandou bem a Presidência da Câmara, mas errou feio em querer municipalizar o feriado de São José!
Quando cheguei para a sessão ordinária da última quarta feira (20), notei uma diferença básica. A ausência do excelente presidente Adalberto Filho e a sessão ordinária sendo presidida pela vereadora e ex presidente da Câmara Socorrinha HolandaA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Socorrinha Holanda, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna -mãe do prefeito Rafael.
Minha avaliação é que Socorrinha Holanda substituiu muito bem o presidente Adalberto Filho, que, por motivo de força maior, não compareceu. Da Ordem Dia passando pelo pequeno/grande expediente até as explicações, cumpriu bem o regimento interno e se comportou como uma verdadeira chefe do Poder Legislativo.
O que não fez quando era presidente oficial, sendo mais uma líder do governo do filho.
☝🏼☝🏼☝🏼
Durante a sessão que ela presidiu, foram aprovadas matérias importantes. Uma delas foi a que decretou o fim do mandato do vice prefeito Júnior ManoA imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Marcelo Evangelista, pessoas sentadas e área interna, que renunciou com envio de ofício ao Poder Legislativo. Mas não tinha sido aprovado em plenário, o que de fato agora aconteceu.
Um determinado Projeto do vereador Antonio, que tratava do Banco Municipal de Produtos Fisioterápicos, foi retirado de pauta. 
Mas o requerimento de informações dele, a respeito de calçamento na Rua Maria Clarisse (ligando o Pantanal à Ponte do Madureiro) foi aprovado por 10 votos.
Ia tudo bem. Até que Socorrinha cometeu uma gafe legislativa. Apresentou um Projeto de Lei tornando e decretando cerca de quatro feriados municipais, entre eles São José -que já é um feriado estadual. Assim não dá! Uma lei municipal não pode contrariar Lei Estadual.
Por esse erro: não mereceu Nota 10.
Mas a nota de avaliação foi acima da média!
Falta de água e de luz...
Voz feminina de oposição ao prefeito Rafael na Câmara, a vereadora Toinha do Capitão fez na tribuna duras críticas a problemas graves vividos pela população de Nova Russas. Questões da falta de água (do SAAE) e da falta de luz em várias ruas e distritos.
A falta de luz é decorrente da falta de luminárias, segundo Toinha.
Denunciou também o matagal e o lixo que tomam conta de nossas ruas.
Toinha vem mandando ver contra a atual gestão.
Parlamentar mais preparada...
Das vereadoras com assento na Câmara, a vereadora Izabel MouraA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Marcelo Evangelista, pessoas sentadas, mesa e área interna é a mais preparada. Fato que a levou a ser líder do governo Rafael, rebatendo críticas e informando bem sobre fatos da atual administração. Faz isso com substância e responsabilidade.
Sabe bem vários assuntos. É a única vereadora que debate com conhecimento de causa temas nacionais, como foi o caso da Reforma da Previdência. Na última sessão, por ex., quando se discutia Projeto de Antonio Carlos sobre um centro para tratamento de pessoas com transtornos mentais no Caps, Izabel mencionou logo a famosa Reforma Psiquiátrica.
Sabe muito sobre vários assuntos.
Catedrática ainda em saúde pública.
Críticas à CDL...
Alinhados com o pensamento político do ex prefeito Gonçalo Diogo, os vereadores Chiquinho Diogo e Teixeira fizeram duras críticas à CDL. Teixeira mencionou que, na audiência pública que foi, não foi permitido o uso da fala para vários vereadores e lideranças.
Já Chiquinho DiogoA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna questionou o fato do desconto do IPTU ter beneficiado apenas comerciantes ricos. Também se referindo criticamente ao valor venal dos imóveis.
Sempre, sempre...
Está o vereador Hudson falando dos problemas de fedor e de falta de saneamento na Cohab, e o vereador Pedro Lira falando da sacola do Washington que bota os políticos lá dentro e balança.
Sapatos da musa...
Longe de ser vaidade feminina, Izabel prima pela estética da cabeça aos pés. Seus sapatos luminosos (cores diversas e salto quase 10))A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas fizeram o maior sucesso na sessão plenária.
Lindamente linda até os pésA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, sapatos e área interna.
Túnel do tempo...
Que fim levaram as lideranças do MBL, que nunca mais foram à Câmara?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1975, Socorrinha Holanda foi eleita Rainha do Algodão: mulher mais bonita de Nova Russas.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário