As prisões dos bandidos fardados (sargento aposentado) da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), num condomínio de luxo da Barra da Tijuca onde também mora o Presidente Bolsonaro, casos dos Pm's Ronnie Lessa, e do seu comparsa (ex-PM) Élcio de Queiroz
, que dirigiu o carro durante execução da vereadora Marielle Franco (PSOL); crime brutal ocorrido no Rio, a partir de um extraordinário trabalho de investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, colocou novamente as Milícias cariocas no epicentro de escritório do crime e do terror das execuções sumárias.
Formadas por policiais reformados ou da reserva (do Corpo de Bombeiros e da PM), as Milícias paramilitares da Grande Rio, cujos autores da morte de Marielle (Ronnie/Élcio) fazem parte, surgidas com o nome de Polícia Mineira em Rio das Pedras (região de Jacarepaguá), contam com super poderes e com uma grande proteção na estrutura oficial dos organismos de segurança do Estado.
Mesmo atuando fora da ação legal do Estado, pois aposentados ou reformados, os milicianos tem a simpatia de boa parte dos organismos militares para realizarem suas ações criminosas diversas. Que vão de assassinatos bárbaros ao controle total dos territórios.
Onde mandam e desmandam, por ex., tais Milícias controlam o transporte coletivo de Vans e de Topic, a venda de gá butano e de água mineral com ágio/superfaturamento, cobrança de taxas e de valores pelo uso dos moradores do gatonet (uso da TV a Cabo/Internet) etc.
Ainda cobram pelos serviços de segurança, sendo que os pequenos marginais autores de furtos são justiçados ou detonados por meios bárbaros de execuções. E fazem ainda o papel de cabos eleitorais vendendo os votos das comunidades para políticos da Direita ou da Extrema Direita.
Esta aí no apoiamento de setores fascistas da política carioca que crescem as milícias, operando com força e dentro do Estado, para que cometam assassinatos e fiquem na impunidade. O problema é que agora a casa caiu com os matadores de Marielle presos.
Restando agora descobrir quem mandou matar Marielle Franco.
Nâo vai demorar a verdade com a prisão também dos possíveis mandantes.
O mundo inteiro exige a solução total do caso!
__________________________________________
Editorialista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário