quarta-feira, 10 de abril de 2019

Análise independente do Blog Professor Tim sobre os 100 dias do governo Bolsonaro!

Ponto de Vista do Editor: 100 dias do Governo Bolsonaro!
É um ponto de vista, mas não é a vista de um ponto direitopata ou esquerdopata. Vou fazer uma análise independente e imparcial sobre o governo do Presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL) -eleito democraticamente ano passado e que governa há exatos 100 dias a República Federativa do Brasil, a partir do Palácio do Planalto.
Para uns, os 100 dias estão bons. Para outros, de oposição, os 100 diasA imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto estão sem nada a comemorar. Situação que me leva a uma análise sem paixão ou tomar lado.
  • Como primeiro vem o fel, vou falar dos fatos ou coisas negativas do governo Bolsonaro, ou Bozo para os petistas mais radicais. A execução de um músico no Rio por soldados do Exército, com mais de 80 tiros de fuzil, sem que o Presidente Bolsonaro tenha feito qualquer posicionamento contrário, foi um fato muito péssimo para ele como chefe de Estado.
Alguns pontos da Reforma da Previdência, que também tem acertos, como o de cortar pela metade o valor do Benefício da Prestação Continuada (dos atuais 800 reais para apenas 400), na minha singela opinião, é outro fato que diminui a popularidade de Bolsonaro -segundo pesquisa da Folha, o mais impopular presidente em começo de governo.
Na política externa, é um trapalhão e sabujo do Império Norte Americano e capacho do Trump. Mesma política externa de Trump, inclusive, obcecado em mudar a embaixada brasileira em Tel-Aviv para Jerusalém -fato gerador de ódio dos países árabes e do Oriente Médio, que podem deixar de comprar frangos e outros produtos agropecuários do Agronegócio brasileiro -gerando uma grande perda de receitas.
Igualmente fez ao defender uma invasão armada dos EUA à Venezuela do ditador Maduro, gerando uma reação imediata. Mísseis instalados em território venezuelano, comprados da Rússia (aliada), foram apontados para o aeroporto de Manaus, gerando instabilidade e enterrado de coexistência pacífica que marcou a diplomacia brasileira.
Ainda na loucura do fechamento ideológico de Extrema Direita na Política Externa, acabou com uma canetada o Mais Médico (dos médicos cubanos), que, mesmo com os erros, garantia a presença da medicina em muitos municípios brasileiros.
Tem mais. Fechou o Ministério do Trabalho, doou de graça a base brasileira de Alcântara para os Ianques, reduziu o valor do salário mínimo e a carestia está sem controle. Isso na parte econômica e social do seu governo fechado com os ricos e os banqueiros.
Numa visão militarista, dentro da hierarquia e disciplina das Forças Armadas, já que ele é capitão do Exército subordinado ao General Mourão (superior hierárquico a ele), Bolsonaro nomeou vários generais sem competência política para ministérios importantes, deixando partidos aliados sem indicarem ninguém.
Agora vamos a alguns fatos positivos, segundo os Bolsonarianos e setores da população. Retirou fotosensores das rodovias, mandou chefões do PCC para presídios de segurança máxima, cortou 21 mil cargos comissionados, mudou a validade da CNH para 10 anos, acabou com o horário de verão; e está prometendo pagar o 13 salário para os beneficiados do Programa Bolsa Família -criado por FHC e melhorado por Lula.
Aqui termino a análise dos 100 dias do governo Bolsonaro.
Não importa se agradei a petistas ou Bolsominos!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário