domingo, 21 de abril de 2019

Artigo do Blog Professor comentando artigo do site do Professor Reginaldo Silva sobre renascimento midiático de Chico Preto!

Reginaldo Silva e a ressurreição midiática de Chico Preto!
No Domingo da Páscoa, não tinha assunto mais sugestivo/correspondente para o respeitado professor/intelectual escrever sempre muito bem escrito/digitado artigo pascoal: ressurreição.
Mais ainda a ressurreição de um famoso personagem da midia de Nova Russas. Caso de Francisco Antonio Gomes da Cunha -o popular repórter Chico PretoA imagem pode conter: 1 pessoa, um exemplo clássico de superação.
Foi o que fez o professor Reginaldo Silva ao postar o brilhante artigo: "Chico Preto renasce no mundo midiático", em que com maestria aponta que o conhecido comunicador renasceu das cinzas e até superou a cegueira para voltar ao cenário da midia.
  • Chico Preto é um exemplo de superação. Chico já driblou uma cegueira, foi vereador do município por duas vezes e agora criou os “grupos associados”.
Como é historiador, Reginaldo não poderia, até para situar o personagem midiático no tempo, de fazer para começar seu texto de qualidade, uma breve biografia social e política dele:
"Francisco Antonio Gomes da Cunha, foi eleito vereador pela primeira vez em 1992. Naquela época, Acácio e Dioguinho disputaram a prefeitura municipal de Nova Russas. Acácio venceu as eleições com uma diferença de 1.734 votos. Chico Preto foi o segundo vereador mais votado do município com 577 votos, eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Na eleição seguinte, ele foi reeleito com 474 votos".
Para também situá-lo no tempo em que ele começou sua carreira política, período marcado por uma grave radicalização entre o Rosismo contra a verborragia (boca suja) do então deputado Moésio Loyola, que, na Rádio Difusora, atacava a honra de Chico Rosa, o que levou Chico Preto a organizar uma marcha de protesto e que salvou Reginaldo de um linchamento:
"Chico Preto organizou uma marcha do Alto contra o então deputado estadual Moésio Loyola que fazia um programa na Rádio Difusora, Alô Alô Nova Russas, todas às sextas-feiras, atacando o ex-prefeito Chico Rosa. Na época fui cobrir a caminhada, quase fui atingido com um guarda-chuva por uma senhora, imaginado que eu fazia parte do programa do Moésio Loyola, Chico Preto me salvou. Graças a ele não fui atingido".
Saindo da política para o comunicacional, Reginaldo descreve bem a trajetória de Chico Preto na midia alternativa (bocas de alto falante), com uma certa polivalência, mas fracassando como narrador esportivo:
Deixando de lado a vereança e a atuação de salva vidas de Chico Preto, é importante ressaltar que ele também foi um dos pioneiros da comunicação, ao fundar a Voz do Povo. Espalhou alto-falantes no Jovinão e Alto da Boa Vista e  fazia seus programas ao vivo, com mensagens e campanhas sociais.  No mundo da comunicação Chico Preto também foi narrador de futebol no campo do Jovinão, ao lado de Neto Junior, seu fiel escudeiro. Chico utilizava o jargão: “não sou dono do mundo, mais sou filho do dono do mundo.” Chico não teve muito sucesso nas transmissões esportivas.

Em tempos de midias digitais, ele destaca em Chico Preto o renascimento midiático, tendo fundado, talvez, inspirado em Chateaubriand, uma rede de grupos de Whatsapp: 
Fora da Câmara Municipal  e dos gramados, Chico Preto tinha que se reinventar. Foi ai que surgiu a ideia dos “grupos associados”. Não sei se Chico tentou fazer uma associação aos “Diários Associados, de Assis Chateaubriand, o magnata das comunicações no Brasil na primeira metade do século XX.
Para finalizar. Resumiu bem a vasta programação (para todos os gostos) dos programas transmitidos pelos Grupos Associados do Chico Preto, com destaque para o já famoso "em cima do carrinho de gás do Erivelton da Grota":
Todos os dias recebo informações de Chico Preto via redes sociais através dos amigos; Charlisson Rafael, Zé Alberto, Mano e Erivaldo. A cada dia Chico se supera em suas reportagens e em seus quadros. A entrevista do Carlão é um marco da comunicação. A reportagem em cima do carinho de gás do Erivelton é digna de destaque e o quadro “Saudades da Minha Terra” alimenta os filhos de Nova Russas espalhados pelo Brasil a fora. Vez por outra Chico Preto também aparece fazendo a previsão do tempo de um local histórico da cidade, além do quadro Sala de Visitas.
Não deixar de terminar no comentar do artigo da ressurreição de Jesus falando mais uma coisa. Também sobre a ressurreição de Chico Preto. Já que ele ressuscitou midiaticamente, cabem duas perguntas para o Chico Preto?
Ele também vai ressuscitar politicamente?
Seria candidato a vereador em 2020?
Ele pode responder nos Grupos Associados!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Um comentário:

  1. Chico Preto é um exemplo de enrolão, desonestidade, escorão da política para se dar bem.

    ResponderExcluir