quarta-feira, 3 de abril de 2019

Artigo do Blog Professor Tim corrigindo a crença ideológica de Bolsonaro de que o Nazismo seja de Esquerda!

Como classificar ideologicamente o Nazismo: Direita ou Esquerda?
Mais do que uma pergunta ideológica, a interrogação acima nasceu de mais um momento de intolerância ideológica do Presidente Bolsonaro, que, em visita a Israel, definiu que o Nazismo era um regime político e ideológico identificado com uma forma de extremismo ideológico do campo da Esquerda.
A declaração ideologicamente incorreta do Presidente Bolsonaro (PSL)Resultado de imagem para fotos montagem de bolsonaro como hitlerfoi feita durante visita ao Estado de  Israel, hoje governado pela Extrema Direita do Likud e e de Benjamim Netanyahu -misturando a ortodoxia judaica religiosa com um projeto de expulsão dos Palestinos de suas terras.
Tudo isso porque, segundo Bolsonaro e outros direitistas dogmáticos, o Nazismo teria socialismo no nome oficial do Partido Socialista dos Trabalhadores Alemães -chefiado pelo chefão nazista Adolf Hitlerl. O que seria o Nazismo uma espécie de Esquerda Nacionalista, por assim dizer.
Mas o que seria o  mesmo o Nazismo na ideologia?, faço uma outra pergunta.
A maioria absoluta dos historiadores e dos sociólogos classificam o Nazismo como sendo de Extrema Direita. Regime caracterizado por um partido único, por grandes comícios da estetização política (teatro público), por um chefe absoluto e apenas um poder máximo.
Outra diferença ideológica do Nazismo, e o que diferencia dos regimes totalitários de Esquerda, é a questão do forte preconceito racial. Os nazistas, por ex., por meio da Raça Ariana (DNA dos alemães), queriam forma uma Super-Raça para dominar todos os povos da Terra.
Ainda pela raça superior do novo homem ariano, da nova ordem internacional, o Nazismo buscava no passado glorioso dos teutônicos-arianos seus valores e sua fé do Estado nazista acima de tudo. Formando um sistema social imbatível e que duraria por 1.000 anos.
Um fato diferente do Nazismo para a Esquerda, agora no conceito econômico e trabalhista, é que, diferente dos regimes marxistas ou socialistas, o modelo alemão não defendia a ditadura do proletariado e o fim das classes rumo ao comunismo. Defendia, sim, a harmonia de classes entre patrões e trabalhadores rumo à produção plena capitalista.
Portanto, assim, o Nazismo nunca foi de Esquerda.
Foi, sim, ideologicamente um regime de Extrema Direita.
O Nazismo, Bolsonaro, nunca foi de Esquerda!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário