Karl Marx, em suas três teses dialéticas, defendeu que o novo transformador deve sempre substituir o velho conservador -vinculado às tradições e à natureza, que precisam ser transformadas para o progresso material das forças produtivas e da própria Humanidade.
É o conflito dialético (polêmico) do novo versus o velho existente nas relações sociais e nas sociedades humanas. Fenômeno dialético e de conflito que ganha força na ideologia e na política -seja de Esquerda ou de Direita.
É a Esquerda marxista ou revolucionária que mais aplica o termo novo para matar o velho -entendido como a ordem conservadora e capitalista. A Revolução Russa criou o "novo homem soviético" e a nova ordem econômica, social e política do socialismo científico pela ditadura do proletariado rumo ao comunismo e à sociedade sem classes.
Ainda no Século XX, outra revolução (a Cubana), por meio de Che Guevara e dos Irmãos Castro, institucionalizou no Estado Socialista o Homem Novo
: socialista, gregário, coletivista e não burguês.
: socialista, gregário, coletivista e não burguês.
Adeptos da Revolução Russa e da Revolução de Cuba, alguns partidos de Extrema Esquerda do Brasil também buscam o novo. Os marxistas e Trotskistas PSOL, PSTU e PCO e outros falam em nova política. Livre dos vícios patrimonialistas, fisiológicos e corruptos dos partidos tradicionais -até mesmo do PT.
- Após a Queda do Muro de Berlim e do fim dos homens novos revolucionários, agora na resposta capitalista reformista, insurgindo-se contra a velha ordem capitalista dos fechamentos comerciais, o Consenso de Washington ditou:
A Nova Ordem Mundial. Quebrando barreiras comerciais, estabelecendo o livre comércio entre as nações, flexibilizando as taxações de produtos e outras medidas do liberalismo econômico.
Nova Ordem Mundial que virou uma globalização assimétrica dos países ricos.
Uma nova ordem que ficou velha rapidamente.
Como sempre na ideologia e na política!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário