É do Maniqueísmo, teoria do filósofo Maniqueu. Mundo divido entre o bem e o mal.
O Céu e o Inferno.
Na Política; da mesma forma. Só tem dois lados: Democratas versus Republicanos nos EUA, PT contra PSL do Bolsonaro no nosso Brasil.
Assim também é e será sempre na política de nossa região.
As disputas políticas nos vários municípios de nossa região (Crateús, Nova Russas, Ipueiras, Poranga, Tamboril, Independência, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Tauá, Ipu, Catunda, Ararendá, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Novo Oriente e tantos outros) será assim.
Não diga que não haver a 3ª via de três ou mais candidatos, mas ela não consegue chegar e ganhar a eleição.
A disputa será entre dois fortes grupos políticos. o Grupo politico do prefeito contra o grupo forte de oposição.
- Em Crateús, que é a capital da região, a forte disputa será entre o prefeito Marcelo Machado, que tenta a reeleição, contra o grupo de oposição comandado pelo deputado Carlos Felipe (PC do B) -podendo ter Luciene Rolim ou Manoel Veras
(Conselheiro do Tribunal de Contas/TCE); como pré ou futuros candidatos a prefeito e apoiado por vários ex prefeitos: José Almir, Paulo Nazareno, Nenzé.
Nova Russas, que tem a política mais pragmática e dinâmica, a disputa municipal na sucessão será entre o prefeito Rafael, que vai para a reeleição, e o candidato que os deputados Júnior Mano e Jeová Mota apoiarem: podendo ser Sônia Frota ou Dra. Giordanna, ou mesmo um outro nome de consenso.
Poranga é entre o candidato de Cárlisson contra Iraneuda (oposição), Valdir Coutinho (prefeito vai para a reeleição) contra Valterlin (principal líder de oposição) em Independência, Nenen Coelho (estadista oposicionista) enfrente e vai derrotar Vanaldo Moura -comunista paraguaio do PC do B.
Catunda terá o duelo do possível retorno de Tony Jorge contra a reeleição de Ravenna, enquanto no Ararendá é o sucessor de Aristeu tentando impedir o retorno da família Mourão à Prefeitura (personificada na liderança de Vicente Filho). E, em Ipaporanga, com apoio do sobrinho (deputado federal Júnior Mano), Sebastião Mano tenta ativos eleitorais para derrotar o candidato que o contador-prefeito Contábil indicar.
Já em Tamboril, a liderança de Jeová é quase imbativel. Seja com ele ou com seu candidato, aliado a outros grupos políticos, tem força política e eleitoral para enfrentar e até vencer a reeleição do prefeito daquele município -Pedro Calisto.
Monsenhor Tabosa será uma disputa em que Jeová Madeiro e seu pai (Madeirão) pode indicar um forte candidato para concorrer contra o Dr. Francisco -candidato de uma parcela da oposição e com apoio do ex prefeito José Souto -que não tem mais liderança alguma.
Em Ipueiras, os quatros principais líderes de oposição (Dr. George, Titico pai e Titico filho; e o ex prefeito Raimundo Mariano) articulam uma união de forças na disputa contra o prefeito Nenen do Cazuza e seu grupo politico -há 16 anos na Prefeitura de Ipueiras.
Assim é a visão maniqueísta das disputas municipais no próximo ano.
Apenas dois grupos políticos fortes. A ou B.
Sendo a 3ª via apenas uma utopia política!
___________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário