Na representação distrital da Câmara dos Vereadores de Nova Russas, o distrito de São Pedro é o mais beneficiado entre os demais distritos. Enquanto a maioria deles tem apenas 1 (Rejane do Irapuá, Denílson do Major Simplício), ou nenhum (casos de Canindezinho e Nova Betânia); o distrito de São Pedro tem três vereadores na sua representação legislativa.
- Casos dos vereadores Teixeira (atual 1º Secretário da Mesa Diretora), Toinha do Capitão (base de oposição) e
- de Izabel Moura
-1º mandato e a líder do governo Rafael. Formando a maior bancada distrital daquela Casa de Lei do nosso município.
Um trio de vereadores que poucos fazem por São Pedro e por seu povo maravilhoso. Três edis que não conseguem desenvolver com obras diversas aquele distrito. Uma trinca de legisladores sem força para cobrar e conseguir do prefeito Rafael as melhorias e os progressos devidos.
Teixeira, que sempre se elege pela oposição mas adere a qualquer governo, faz muito pouco por sua terra. O que mais faz é usar a máquina pública da Prefeitura de Nova Russas. Pratica empreguismo empregando parentes, amigos e cabos eleitorais na administração municipal.
- O mesmo faz, só que em menor escala, a vereadora e líder Izabel Moura. Tem vários cargos e indicações na Prefeitura para parentes e correligionários daquele distrito. E também faz indicações no Hospital e na Secretaria de Saúde, por ser uma vereadora identificada com a saúde pública.
Já Toinha do Capitão, que hoje faz uma oposição radical apenas de criticas ao governo municipal, também já fez parte da atual administração. Faz críticas pontuais de problemas de São Pedro e das comunidades da região, mas não apresenta projetos e soluções por meio de produção legislativa.
Tem mais. Nascida Antonia Freitas, seu nome político é Toinha do Capitão -por causa do marido, ex capitão Evandro -que agora é Major. O mais certo seria que ela se chamasse Toinha de São Pedro, marcando uma identidade distrital.
#Isso reflete uma certa dominação masculina sobre o mandato de Toinha, como ocorre também com o mandato de Izabel Moura#.
Refletindo que a política é masculina e que o sexo feminino sempre está subordinado, porque elas não gostam muito de política.
Mas voltando a São Pedro e seus três vereadores. É o distrito com menos obras, conseguindo apenas uma pequena quadra coberta -pivô de uma grande polêmica, pois construída na área sagada da Igreja daquela importante comunidade.
É um distrito que não tem uma boa estrada e um bom acesso. Faltam passagens molhadas e outros melhoramentos nos tempos das invernadas. E a Saúde e a Educação locais precisam melhorar muito mais, mas eles poucos fazem em suas ações legislativas.
Isso vai dificultar muito que eles possam se reeleger. Outro problema é a mudança na Lei Eleitoral dos partidos políticos, que precisam lançar vários candidatos nas próximas eleições. Sendo que eles vão concorrer em chapas proporcionais complicadas.
Isso é apenas um alerta sobre e para eles nas próximas eleições. Alertando sobre uma possível rodada deles em 2020.
Pode ocorrer o contrário. Podem se reeleger no próximo ano.
Mas é preciso rezar muito para São Pedro!
___________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário