segunda-feira, 29 de abril de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a força de Manoel Veras de unir forças políticas de expressão em Crateús!

Só Manoel Veras aglutina e soma um grande sentimento anti-Antonio dos Santos e contra a gestão Machado em grande parte da classe política crateuense!
Há cerca de 50 anos as eleições em Crateús, principal núcleo urbano regional, são polarizadas entre o eterno deputado Antonio dos Santos e seus adversários políticos. Grande orador, político habilidoso, Antonio dos Santos ajudou a eleger vários prefeitos, mas perdeu várias eleições.
Não sei se foi fundamental na eleição do então gerente Antonio Soares Lins (1972, pela Arena), mas Antonio dos Santos foi o grande responsável e principal suporte da eleição da ex prefeita Lionete Camerino. 
Leandro Martins, que derrotou o saudoso e grande médico Dr. Fernandes, foi outro prefeito crateuense eleito pelo apoio forte e do discurso populista de Antonio dos Santos.
Mas o ciclo de vitórias de Antonio dos Santos terminou com a vitória fenomenal do consagrado advogado Dr. José Almir com Dr. Nenzé na vice venceu o candidato do PFL: Rezende Filho -numa das eleições mais consagradas da história crateuense e bem disputada.
Era o começo da união de um grupo fortes políticos crateuenses contra a hegemonia de Antonio dos Santos e de seu grupo político em Crateús. 
Tal grupo elegeu Nenzé em 1992 contra Marcelo Machado, depois fez um acordo estrátegico com Antonio dos Santos na eleição consensual de Paulo Nazareno -que fez uma grande gestão de obras importantes.
Deputado estadual dele foi Manoel VerasA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé.
Mas Paulo Nazareno logo rompeu com Antonio dos Santos, sofrendo por parte da Rádio Poty uma das campanhas mais mais baixas, mais violentas e de linchamento moral jamais visto na midia crateuense. Algo que também sofreram os ex prefeitos Zé Almir, Nenzé e Carlos Felipe.
Passadas as gestões de Paulo Nazareno, de Zé Almir, de Carlos Felipe e de Mauro Soares, eis que o eterno deputado Santos e alguns aliados políticos históricos (Conegundes Soares, Antonio Luís e filhos etc.) conseguiram eleger novamente um prefeito de Crateús: empresário Marcelo Machado (SD), que derrotou a reeleição do petista Mauro Soares.
Empresário conservador, na opinião de alguns, Marcelo Machado, que tem Antonio dos Santos como principal guru e principal articulador, não faz uma boa gestão. Sofre impopularidade. Rejeitado em diversos setores e pelos principais caciques da política crateunse.
  • Como a política é dinâmica e de fatos imprevisíveis, está surgindo um fato que mexeu novamente com o tabuleiro político crateuense e ameaça a reeleição de Marcelo Machado. 
  • O nome do ex deputado estadual/Conselheiro do TCM  Manoel Veras surgiu como uma opção política de união de grande parte da classe política crateuense em torno do sentimento Anti-Antonio dos Santos e contra a gestão nada boa de Marcelo Machado:
  • Pré-candidato a prefeito de Crateús!
  • Não apenas unifica os políticos. Intelectuais como Montezuma Sales e Júnior BonfimA imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Francisco Montezuma Sales e Manoel Veras, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, comida e área interna são extremamente simpáticos a Manoel Veras. Uma parte da Esquerda de Crateús também nutre simpatia por Manoel Veras. Sem falar em amplos setores sociais e a sociedade organizada.
Um dos principais apoiadores tem sido o deputado Carlos Felipe (Pc do B), que pode colocar a esposa: Dra. Luciene Rolim como vice. A isso também se agregando ao grupão outros líderes que hoje estão na oposição política e ideológica ao Machadismo.
Se for mesmo candidato a prefeito, pela amizade grande que tem com os Ferreira Gomes, é o candidato natural deles ao paço crateuense.
Só lembrar: Manoel Veras não vem para brincadeira.
Vem com tudo rumo á Prefeitura de Crateús!
_________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário