quarta-feira, 3 de abril de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre a disputa política pela Prefeitura de Ipaporanga!

Grupos políticos de 1988 novamente na disputa pela Prefeitura de Ipaporanga em 2020!
O distante ano de 1988, parafraseando o jornalista Zuenir Ventura, foi o ano que não terminou na política do vizinho município de Ipaporanga. 
Naquele fatídico ano, houve a 1ª eleição municipal após emancipação de Ipaporanga da condição de distrito abandonado de Nova Russas.
Disputaram a eleição municipal os então candidatos Chico Raimundo versus Nilson Moreira, sendo que Nilson ganhou a eleição vencendo por margem apertada os votos brancos/nulos, após o fato do vice dele ter assassinado e a chapa adversária ter sido anulada ou impugnada.
Nilson assumiu a Prefeitura em 1989 e depois elegeu Toinho Contábil, importado de Crateús, prefeito de Ipaporanga (1992). Formando, ao lado de Toinho Contábil, mesmo com as divergências em certos momentos, uma oligarquia política que já dura longos 30 anos.
30 anos depois, na sucessão de Toinho Contábil, alguns políticos da época podem se enfrentar nas urnas. Toinho Contábil vai apresentar seu candidato a prefeito, com alguns nomes na disputa como pré-candidatos: Cleuto (Chefe de Gabinete) e o Amaro -secretário de Finanças.
Existe até mesmo quem ventile o nome do ex prefeito Torrim como um possível pré-candidato da base governista, mas uma hipótese pouco provável.
  • Pelo lado da oposição, existem quatro pré-candidatos a prefeito: Dedé Diogo (ex presidente da Câmara), Jesus Bel (fazendeiro), Cleuto Bebeu (contador e ligado à juventude) e o mais forte deles: Sebastião Mano, tio do deputado federal Júnior Mano.
Hoje filiado ao PR, Sebastião ManoA imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Sebastião Rodrigues Rodrigues, pessoas sorrindo, pessoas em péconta já com o apoio da vereadora Sulha e de alguns suplentes (Ivanzinho). E o ex presidente da Câmara, parece, que vai se filiar ao PR dele. E o Antonio Marcos, que foi candidato a vice do grupo do Nilson, também é PR.
Há uma tendência de que o pré-candidato Sebastião pode disputar a eleição contra o candidato que Toinho Contábil apresentar. Já Nilson Moreira, que já o padrinho político de Toinho, ainda não definiu seu rumo, mas pode ter candidato a prefeito.
Espera-se que em 2020 Ipaporanga tenha uma disputa política civilizada.
Que se discuta apenas os problemas locais.
Espera-se que os temas de 1988 não sejam os de 2020!
Base de Toinho tem 6 vereadores...
O prefeito Toinho Contábil tem 2/3 da Cãmara de Ipaporanga. Vereadores Timtim, Jr. Evaristo, Gomes (Presidente), Manoel Santana, Elícia e o Gata -que vem só legislando e deixou um pouco a atividade profissional de mecânico.
Túnel do tempo....
Que fim levaram alguns partidários do ex prefeito Nilson.
É o novo...
Eleitor novarussense lembrando que, em 1982, participou de um comício do PMDB no distrito da Água Branca.
_________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário