SONO E SONHOS
Sonhos foram objeto de estudo de Freud e Jung. Freud escreveu o livro, "A Interpretação dos Sonhos", e Jung, "Aspectos Gerais da Psicologia do Sonho", e mais dezenas de textos sobre o assunto. Para Freud, "sonho é a realização de desejos", e para Jung, "o sonho é uma maneira do inconsciente levar mensagens para o indivíduo". Ao contrário de Freud, que preocupava-se com as causas dos sonhos e supervalorizava seu caráter erótico, Jung ia além do erótico e preocupava-se com a finalidade. Na Bíblia, José, comprado como escravo, torna-se chanceler do Egito, após interpretar o sonho do Faraó: sete vacas magras são sete anos de seca, e sete vacas gordas são sete anos de fartura. O faraó devia comprar alimentos para os sete anos de seca, o que comprovou-se verdadeiro. Temos também o sonho de José, pai de Jesus, no qual o anjo manda-o fugir para o Egito para escapar da matança de Herodes. Alguns símbolos ajudam-nos a intrpretá-los: ÁGUA, símbolo da mente e do Evangelho. ABISMO ou ÁGUAS TURBULENTAS, aviso de perigo. MUROS E FLORESTAS, obstáculos a superar. PORTAS, JANELAS E VIDRAÇA, mediunidade. Ladrão seguindo, inveja de suas qualidades. Seja discreto. Não fale dos seus planos e nem dos seus êxitos. Cachorro querendo morder, aviso de atenção com agressividade de pessoas. Aproveite seus sonhos, não se impressione, e siga com Jesus: "SEJA SIMPLES COMO AS POMBAS, PRUDENTE COMO AS SERPENTES, E NÃO FAÇA AO OUTRO O QUE NÃO QUER QUE FAÇAM COM VOCÊ".
"Sonhar é um direito de todos os seres humanos, interpretá-los é uma dádiva para aqueles que buscam o autoconhecimento".
"Sonhar é um direito de todos os seres humanos, interpretá-los é uma dádiva para aqueles que buscam o autoconhecimento".
José Matos
- DF
- DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário