quinta-feira, 25 de abril de 2019

Tratado do Blog Professor Tim o sagrado e o profano na dialética do corpo humano!

Tratado sobre o sagrado no superior corporal e o profano no baixo corporal!
Todos aprendemos que nos bancos escolares/acadêmicos que o corpo humano se divide em três partes: cabeça, tronco e membros. Mas a verdadeira divisão não é tripartite, mas é mais bipartite. Na verdade, o corpo humano é dividido em Tórax (incluídos a cabeça e o coração) e os membros.
Nas religiões cristãs devotas a Deus, o Tórax é sagrado. A cabeça, pela visão antropocêntrica é a mais valorizada pelos religosos devotos de Deus. Na Igreja Católica, o Papa é o cabeça principal e os principais símbolos sagrados do catolicismo ficam nas cabeças papais.
Em relação aos santos e santas católicas ocorre o mesmo. Os terços, as coroas, entre outros objetos dos sagrado, ficam sobre a cabeça dos santos e das santas. Uma demonstração de que a sacralização a cabeça (ou cérebro) separa o Homem como criação e inteligência do divino e de Jesus Cristo -diferenciado dos animais.
Outra parte do Tórax sacral, caso do coração, é bem sacralizado. Muitas imagens sacras apresentam e mostram os corações de Jesus e de vários santos como objetos realizadores de milagres e da intervenção do sobrenatural para curar doenças e vários tipos de problemas materiais e espirituais.
Diferente dos membros. Muitas vezes as mãos são furadas e cortadas. E os pés são usados para atividades profanas e diabólicas inventadas por humanos pecadores: jogar futebol, dançar forró em danças lascivas, pular carnaval ou fazer sexo devasso.
É o corpo humano na guerra entre o sagrado e o profano.
Uma batalha corporal até o fim dos tempos!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário