segunda-feira, 29 de abril de 2019

Um mix de filosofia, de espiritualidade plena, de psicolologia, de ciências diversas. Foi o que o doutrinador José Matos fez para escrever um dos seus belos textos sobre como aprender, superar, vencer a crise.

CRISE, DISPOSIÇÃO E SUPERAÇÃO
A criação super protetora atual está formando pessoas fracas, dependentes e sem disposição para enfrentar as adversidades da vida. Não importa se vocês são pais ricos. É preciso incentivar os filhos, desde cedo, a pensar com suas cabeças e caminhar com suas próprias pernas, como bem ilustra o filme, " SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS". Sempre que forem questionados, perguntem ao filho: o que você acha? que solução você pensou? você já olhou no dicionário? Assim, desde cedo, ele saberá que deve pensar numa solução antes do questionamento. Inteligência deriva da bagagem espiritual que cada um trouxe, da genética, e do número de ligações entre os neurônios geradas de acordo com a quantidade de estímulos do meio.
Com a criação dependente ou indiferente, a indisposição que presenciamos com o agravante do suicídio. Momentos de crise devem ser encarados como oportunidades de superação, criatividade, crescimento, mudança de atividade, de atitude ou de lugar. Nas crises, tire o "S", crie. As crises acontecem periodicamente à pessoas, famílias, instituições e país. Não obstante, após cada crise você deve sair mais forte, mais sábio. Esta vida é só uma etapa da caminhada evolutiva. No livro, "PAULO E ESTEVÃO", de Chico Xavier, o Apóstolo Paulo, no momento de ser degolado, adverte o carrasco: "não tenha pena de mim. Eu cumpri meu dever. Tenha pena de você que vai continuar fazendo este trabalho imundo". Aprender, cumprir bem o dever, melhorando continuamente, voltar em paz. O Mestre André Luis, ensinou: " o dever bem cumprido é excelente travesseiro para a noite".
Pais! muito mais importante que dar coisas é dá-se. Coisas, passam; só a educação permanece. Chico Xavier, órfão aos 4 anos, adotado algum tempo por uma doida e, desta recebendo castigos diários, inclusive espetadas de garfos, ensinou: "se eu voltar à Terra, jamais gostaria de passar pelo o que passei, mas também, não aceitaria pais que não me corrigissem". Energia, firmeza, afeto, diálogo, limites, acompanhamento, incentivo à superação nas adversidades, humildade e solidariedade. É com disposição e cooperação que a máquina da vida funciona. Aprenda, cresça, vença, compartilhe, seja feliz!
José MatosA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, sala de estar e área interna - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário