quinta-feira, 30 de maio de 2019

Artigo do Blog Professor Tim sobre a crise absoluta na saúde pública de Nova Russas!

A saúde pública na gestão do Dr. Rafael está gravemente enferma na UTI !
A principal crítica que o então candidato a prefeito de Nova Russas (2016), Dr. Rafael Pedrosa e seus aliados políticos faziam contra a gestão do ex prefeito Gonçalo era dizer que a saúde estava na UTI. Mas hoje a saúde pública de Nova Russas está pior do que a de Gonçalo Diogo.
Saúde de Nova Russas está em fase terminal na UTI.
Totalmente abandonada e falida na gestão do prefeito médico Dr. RafaelA imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas.
  • Não quero nem falar dos videos que viralizaram nas redes sociais (Whatsapp, Facebook) a respeito de bate boca e discussões entre médicos e pacientes aflitos, desesperados, reclamando das condições estruturais e do atendimento nem sempre bom.
Estou falando da saúde pública no todo. Está de mal a pior.
Péssima. Muito péssima, mesmo!
O Hospital Municipal José Gonçalves Rosa, mesmo com a propaganda do prefeito Rafael dizendo que o Hospital seria reformado, não foi reformado em nada. Suas instalações não são das melhores. Faltam muitos equipamentos médico-hospitalares e mais médicos especializados.
E a própria Direção Geral do Hospital, hoje sob o comando da Dra. Rafaela, que não tem formação em administração hospitalar, sendo nutricionista, também é alvo de críticas. O vereador Teixeira, mesmo da base do governo Rafael, criticou o fato dela não ter se posicionado sobre o episódio do video envolvendo um profissional de medicina e uma paciente daquele unidade hospitalar.
Sem falar algumas das nossas ambulâncias não estão no melhor estado de conservação e com muitas carências, faltando muita causa para puderem ir a Fortaleza e Sobral. Caso da situação de carência diversas nas estrutura dos referidas ambulâncias.
Nem os partos cesarianos e que exigiam uma medicina mais avançada, estavam sendo realizados aqui. As mulheres gestantes estavam tendo seus filhos em Crateús. Imediatamente registrados os bebês nascidos no Hospital de Crateús registrados naquele município.
Gestou disse que inaugurou PSF, mas não deu a estrutura necessária. Muitos atendimentos não são feitos nos PSF, por falta de apoio da gestão municipal do médico Rafael. O que contraria o que determinada o SUS e as normas de atendimento da saúde básica.
Mais. A Secretária de Saúde, por mais que seja esforçada, não é daqui. Não conhece bem a saúde local. Não conhece bem os nossos profissionais de saúde. Precisa se ater mais aos aspectos gerais da saúde novarussenses nos seus três níveis: básico, secundário e terciário.
  • <Até se fala no aumento dos casos de dengue e outras doenças associadas, ao mesmo tempo que os pobres dos agentes de endemias vivem uma situação difícil de não respeito aos seus direitos>. 
  • E só agora o município resolveu fazer uma seleção para escolha de agentes de saúde -que há muito os vereadores de oposição vinham cobrando há um bom tempo.
Por falar em vereadores e na oposição, acho que ela faz o seu papel. Não há nada de politicagem, de sensacionalismo no que ela divulga sobre nossa saúde.
Deveria era o prefeito Rafael entender que, como médico, está muito a desejar nos investimentos e nas melhorias dos indicadores de nossa saúde.
Não dá para entender: um prefeito médico e uma saúde falida.
Que novo tempo é esse na saúde, Dr. Rafael?
_________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário